Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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GEOGRAFIA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ABORDAGEM GEOGRÁFICA A PARTIR DO ENSINO DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 14 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, o papel da Geografia engajada na defesa dos povos afro-descendentes enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade a assim lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, pois somente o processo de ensino é capaz de instruir as crianças e jovens a terem uma mentalidade mais crítica e um posicionamento mais adequado para as relações étnico-racias, aprendendo a respeitar e conviver com as diferenças.

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