Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

UMA ANÁLISE DA ESCOLA BRASILEIRA ATUAL À LUZ DA TEORIA DE LOUIS ALTHUSSER

Palavra-chaves: ESTADO, ESCOLA SEM PARTIDO, ALTHUSSER, IDEOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
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Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Tem-se como objetivo principal deste trabalho analisar a escola brasileira atual, enquanto aparelho ideológico do Estado, a partir das contribuições de Louis Althusser, que faz um estudo aprofundado das instâncias sociais e seus dispositivos, os quais ao serem acionados têm a intenção de manter as classes dominantes no poder. No cenário político brasileiro alguns fatores que atingem diretamente a educação, e consequentemente a escola, estão surgindo. E um desses fatores é o Projeto de Lei Escola Sem Partido. Essa pesquisa se desenvolveu a partir da análise desse projeto. Althusser nos faz chegar à consideração de que o que se precisa fazer é a transformação e a conscientização da população, ação que se torna inviável com a implementação desse projeto de lei, tendo em vista um expressivo reflexo no trabalho docente, pois inviabiliza um trabalho de reflexividade crítica que possibilite ao professor atuar de maneira significativa e transformadora.

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