Objetivou-se analisar a utilização de tecnologias educativas para a tomada de decisão de adolescentes na prevenção de DST/AIDS. Estudo qualitativo, do tipo pesquisa-ação, realizado em escola pública militar do sudoeste maranhense, através de observação participante e entrevistas, durante quatro meses, com 250 adolescentes. Para a análise, utilizou-se a técnica de análise do discurso. Os resultados evidenciaram que o emprego das tecnologias educativas no espaço de discussão admitiu aos adolescentes exercer sua participação na prevenção de DST/AIDS, através de novas formas de expressar seus desejos, medos e dúvidas, e despertou no adolescente o desejo de empoderamento na produção de conhecimentos e práticas para comportamentos sexuais saudáveis. Conclui-se que a utilização de tecnologias educativas na tomada de decisão de adolescentes na prevenção de DST/AIDS na escola permitiu o exercício de sua participação e intenção para mudança de comportamentos na prevenção destas infecções, através da aprendizagem prática vivencial, crítica e proativa.