Este trabalho caracteriza-se por um estudo reflexivo sobre experiências de práticas de leitura e escrita, planejadas e executadas pelos bolsistas do PIBID/UFMA do curso de Linguagens e Códigos na escola Municipal Cônego Nestor de Carvalho Cunha em São Bernardo (MA), com alunos do ensino fundamental (séries finais). As atividades dos bolsistas, tinham por objetivo amenizar as deficiências e dificuldades de leitura e escrita de alunos, a partir de oficinas de leitura e de vários gêneros textuais, para assim, contribuir para a aprendizagem e melhor desenvolvimento quanto à leitura e escrita destes, também favorecendo uma ação reflexiva aos docentes da escola, especialmente os de língua portuguesa. Reflexivamente, contamos com as contribuições teóricas de Castela (2014), Freire (1996), Marcuschi (2002) e Vasconcelos (2008). Concluímos que o PIBID, por meio dos bolsistas, aliando estudos teóricos e práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, puderam favorecer a melhoria da leitura e escrita dos alunos.