Neste trabalho objetivamos analisar o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que surge como um importante programa de financiamento para as escolas brasileiras, no auxilio direto do dinheiro advindo do governo federal para os gestores escolares, possibilitando autonomia e aplicabilidade em áreas específicas e melhoria da estrutura física e do ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, analisamos a aplicabilidade e seus impactos, sobretudo, na organização e desenvolvimento da UE Dr. Antônio Jorge Dino em São Luís/MA. Adotamos a abordagem qualitativa, através de estudo de caso, com os sujeitos: o Diretor e a Supervisora, através de entrevista semiestruturada. O nosso aporte teórico foram os autores: Saviani, Dourado, Forquim, Freire, Gasparello, Paro, dentre outros. Os resultados apontam contradições entre o discurso oficial das políticas educacionais do MEC e as ações do PDDE desenvolvidas na escola e, uma das razões para isso, é o baixo valor do financiamento em infraestrutura e melhorias no ensino-aprendizagem dos alunos.