Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 251
UM CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO RACIAL: A LITERATURA E A CULTURA NEGRA.

Palavra-chaves: CURRICULO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LITARARURA AFRO, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) GT 14 – EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

: O presente artigo tem como objetivo evidenciar a importância da inserção da literatura afro na educação básica, de modo a refletir sobre a problemática das diferenças étnico-raciais no campo escolar assim como de valorização da cultura negra nas escolas colaborando para um currículo que narre essas relações, produzindo e configurando novos tempos de pensamentos sobre as relações étnico-raciais. Trazendo reflexões sobre o estudo numa perspectiva de um multiculturalismo pós critico baseado na produção das diferenças por meio da literatura compondo um currículo como narrativa étnico-racial, realizando um convite a pensarmos sobre a implementação da lei 10.639/2003 de forma pós-curricular permitindo uma abordagem de construção e produção das diferenças étnicas raciais no ambiente escolar elucidando a historicidade e cultura negra por meio da literatura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.