Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: REFORMULAÇÃO CURRICULAR, OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25720
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 2892
    "titulo" => "REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo pretende socializar ações desenvolvidas pelo Observatório de Educação que têm auxiliado nas práticas pedagógicas e potencializado a reformulação curricular na área da matemática nas escolas as quais as professoras parceiras são integrantes. A pesquisa é de cunho qualitativo e uma das modalidades de coleta de dados baseou-se num recorte analítico fundamentado em entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos professores participantes do Observatório. Os dados revelam que o trabalho desenvolvido, por meio das atividades de formação continuada e reuniões semanais, têm possibilitado reflexões e modificações, tanto em relação aos conteúdos, como metodologia e avaliação nas salas de aula, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais no que tange ao ensino da Matemática. Em particular, as entrevistadas reforçaram que através destes encontros conseguiram compreender a geometria (sanando suas dificuldades em relação a este conteúdo) e ensiná-la aos alunos por meio de metodologias dinâmicas e diferenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "REFORMULAÇÃO CURRICULAR, OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID2892_09092016155808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bdsantos@outlook.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25720
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 488
    "inscrito_id" => 2892
    "titulo" => "REPENSANDO O CURRÍCULO DA MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE AÇÕES DO OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "Este artigo pretende socializar ações desenvolvidas pelo Observatório de Educação que têm auxiliado nas práticas pedagógicas e potencializado a reformulação curricular na área da matemática nas escolas as quais as professoras parceiras são integrantes. A pesquisa é de cunho qualitativo e uma das modalidades de coleta de dados baseou-se num recorte analítico fundamentado em entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos professores participantes do Observatório. Os dados revelam que o trabalho desenvolvido, por meio das atividades de formação continuada e reuniões semanais, têm possibilitado reflexões e modificações, tanto em relação aos conteúdos, como metodologia e avaliação nas salas de aula, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais no que tange ao ensino da Matemática. Em particular, as entrevistadas reforçaram que através destes encontros conseguiram compreender a geometria (sanando suas dificuldades em relação a este conteúdo) e ensiná-la aos alunos por meio de metodologias dinâmicas e diferenciadas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "REFORMULAÇÃO CURRICULAR, OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID2892_09092016155808.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bdsantos@outlook.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo pretende socializar ações desenvolvidas pelo Observatório de Educação que têm auxiliado nas práticas pedagógicas e potencializado a reformulação curricular na área da matemática nas escolas as quais as professoras parceiras são integrantes. A pesquisa é de cunho qualitativo e uma das modalidades de coleta de dados baseou-se num recorte analítico fundamentado em entrevistas semi-estruturadas aplicadas aos professores participantes do Observatório. Os dados revelam que o trabalho desenvolvido, por meio das atividades de formação continuada e reuniões semanais, têm possibilitado reflexões e modificações, tanto em relação aos conteúdos, como metodologia e avaliação nas salas de aula, tanto nos Anos Iniciais como nos Anos Finais no que tange ao ensino da Matemática. Em particular, as entrevistadas reforçaram que através destes encontros conseguiram compreender a geometria (sanando suas dificuldades em relação a este conteúdo) e ensiná-la aos alunos por meio de metodologias dinâmicas e diferenciadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.