Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LEITURA DE IMAGEM NA TELA DOS RECURSOS

Palavra-chaves: TICS., EDUCAÇÃO INFANTIL., LEITURA DE IMAGENS. Pôster (PO) GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25389
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM NA TELA DOS RECURSOS"
    "resumo" => "Articulando a regência do Estágio na Educação Infantil e a disciplina Informática Aplicada a Educação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma atividade desenvolvida com o gênero textual imagem, a partir do livro de imagens Pê, um pato diferente de Regina Coeli Rennó, exibido num projetor, em uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública. Nessa atividade, percebemos o encantamento das crianças com as imagens exibidas em tamanho maior, o que consideramos ter sido elemento fundamental o uso de outros recursos tecnológicos para o desenvolvimento dessa aula.Para tal constatação, nos ancoramos no estudos de Kenski(2007), quando apresenta as potencialidades das tics para educação, quando bem empregadas na dinâmica das aulas. Nessa ocasião pedimos para que as crianças recontassem a historia para a gravação de vídeos, no qual foi possível perceber o conhecimento de mundo dessas crianças e a importância de estimular a oralidade. Um trecho da recontação de um  dos alunos: “Eu entendi da história, que o patinho, ele queria tocar música e o pai e a mãe realizou o sonho do pato que era ser um cantor famoso.”"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "TICS., EDUCAÇÃO INFANTIL., LEITURA DE IMAGENS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA30_ID1453_30092016173312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA TAIS DOS SANTOS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA"
    "autor_email" => "brenda.tais.ramos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25389
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1153
    "inscrito_id" => 1453
    "titulo" => "LEITURA DE IMAGEM NA TELA DOS RECURSOS"
    "resumo" => "Articulando a regência do Estágio na Educação Infantil e a disciplina Informática Aplicada a Educação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma atividade desenvolvida com o gênero textual imagem, a partir do livro de imagens Pê, um pato diferente de Regina Coeli Rennó, exibido num projetor, em uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública. Nessa atividade, percebemos o encantamento das crianças com as imagens exibidas em tamanho maior, o que consideramos ter sido elemento fundamental o uso de outros recursos tecnológicos para o desenvolvimento dessa aula.Para tal constatação, nos ancoramos no estudos de Kenski(2007), quando apresenta as potencialidades das tics para educação, quando bem empregadas na dinâmica das aulas. Nessa ocasião pedimos para que as crianças recontassem a historia para a gravação de vídeos, no qual foi possível perceber o conhecimento de mundo dessas crianças e a importância de estimular a oralidade. Um trecho da recontação de um  dos alunos: “Eu entendi da história, que o patinho, ele queria tocar música e o pai e a mãe realizou o sonho do pato que era ser um cantor famoso.”"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 30 – LITERATURA INFANTIL E POÉTICAS ORAIS"
    "palavra_chave" => "TICS., EDUCAÇÃO INFANTIL., LEITURA DE IMAGENS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA30_ID1453_30092016173312.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENDA TAIS DOS SANTOS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "BRENDA"
    "autor_email" => "brenda.tais.ramos@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Articulando a regência do Estágio na Educação Infantil e a disciplina Informática Aplicada a Educação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma atividade desenvolvida com o gênero textual imagem, a partir do livro de imagens Pê, um pato diferente de Regina Coeli Rennó, exibido num projetor, em uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública. Nessa atividade, percebemos o encantamento das crianças com as imagens exibidas em tamanho maior, o que consideramos ter sido elemento fundamental o uso de outros recursos tecnológicos para o desenvolvimento dessa aula.Para tal constatação, nos ancoramos no estudos de Kenski(2007), quando apresenta as potencialidades das tics para educação, quando bem empregadas na dinâmica das aulas. Nessa ocasião pedimos para que as crianças recontassem a historia para a gravação de vídeos, no qual foi possível perceber o conhecimento de mundo dessas crianças e a importância de estimular a oralidade. Um trecho da recontação de um dos alunos: “Eu entendi da história, que o patinho, ele queria tocar música e o pai e a mãe realizou o sonho do pato que era ser um cantor famoso.”

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.