RAMOS, Brenda Tais Dos Santos et al.. Leitura de imagem na tela dos recursos. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/25389>. Acesso em: 23/12/2024 14:12
Articulando a regência do Estágio na Educação Infantil e a disciplina Informática Aplicada a Educação, o presente trabalho tem por objetivo relatar uma atividade desenvolvida com o gênero textual imagem, a partir do livro de imagens Pê, um pato diferente de Regina Coeli Rennó, exibido num projetor, em uma turma de educação infantil de uma escola da rede pública. Nessa atividade, percebemos o encantamento das crianças com as imagens exibidas em tamanho maior, o que consideramos ter sido elemento fundamental o uso de outros recursos tecnológicos para o desenvolvimento dessa aula.Para tal constatação, nos ancoramos no estudos de Kenski(2007), quando apresenta as potencialidades das tics para educação, quando bem empregadas na dinâmica das aulas. Nessa ocasião pedimos para que as crianças recontassem a historia para a gravação de vídeos, no qual foi possível perceber o conhecimento de mundo dessas crianças e a importância de estimular a oralidade. Um trecho da recontação de um dos alunos: “Eu entendi da história, que o patinho, ele queria tocar música e o pai e a mãe realizou o sonho do pato que era ser um cantor famoso.”