Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA: UMA LEITURA DA SUA IMPORTÂNCIA PARA OS JOVENS ASSENTADOS DO ASSENTAMENTO CALIFÓRNIA-MA

Palavra-chaves: CAMPONESES, EDUCAÇÃO DO CAMPO, PRONERA Comunicação Oral (CO) GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Uma educação voltada para a população do campo no Brasil, sempre foi negligenciada no decorrer da história do país. A partir do final do século XX, com a luta de movimentos sociais é que a educação para os povos do campo vem sendo pautada na perspectiva de mudanças de paradigmas, contrapondo a ideia de educação rural para uma nova, que seja ofertada para os povos do campo (camponeses, quilombolas, indígenas e comunidades tradicionais). Com essa luta surgem diversas experiências positivas como é o PRONERA – Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – proposto por movimentos do campo e transformado em política do Estado brasileiro e que tem fortalecido a educação para os camponeses dando oportunidades de se capacitarem em todos os níveis de ensino. Este trabalho procura mostrar a importância do PRONERA para os camponeses, destacando a formação de jovens do Assentamento Califórnia no Estado do Maranhão.

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