Este artigo conceitua planejamento estratégico num contexto de gestão democrática, como ferramenta na participação coletiva, descentralização e autonomia da tomada de decisão nas questões pedagógicas e administrativas do ensino aprendizagem em âmbito escolar. Frequentes discussões existem sobre gestão democrática, porém abordaremos os questionamentos: Como esta acontece nas escolas públicas? Qual o seu sentido? Quais ferramentas utilizadas no contexto escolar na tomada de decisão e resolução de problemas de forma compartilhada e responsável? O planejamento estratégico se insere nesse contexto? Existem inúmeras respostas possíveis aos questionamentos, discutiremos em específico: Como o planejamento estratégico se insere numa gestão democrática? Essa abordagem é desafiadora, mas nos propomos a discutir aqui as questões: conceitos sobre planejamento estratégico; Gestão democrática; Planejamento estratégico inserido em uma perspectiva de gestão democrática. Assim, este artigo objetiva desenvolver uma abordagem sobre planejamento estratégico e gestão democrática, a partir do levantamento de referências bibliográficas concernentes ao tema proposto.