Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PROPOSTA PEDAGÓGICA: LEITURA DE IMAGEM POR MEIO DO LIVRO ‘‘O TAPETE VOADOR’’, DE CAULOS.

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, LEITURA, LIVRO DE IMAGEM Comunicação Oral (CO) GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25683
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA: LEITURA DE IMAGEM POR MEIO DO LIVRO ‘‘O TAPETE VOADOR’’, DE CAULOS."
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de um projeto de literatura infantil por meio do livro de imagem “O tapete voador”, de Caulos, por meio da construção das narrativas orais dos alunos. Para isto, foi efetuada uma pesquisa na escola Municipal Santa Rita, com alunos do 1º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como ponto culminante as narrativas dos educandos em torno do livro de imagem citado acima. Por meio desse tipo de leitura a criança conta sua própria história, associando as imagens contidas no livro infantil, chegando assim a uma ideia final. Além disso, o trabalho com a leitura de imagem proporciona a criança expor suas ideias de forma dinâmica e crítica usando a criatividade. Consideramos assim, que a leitura do livro de imagem deve ser atrativa para o educando e que seu uso é essencial para a formação de leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, LIVRO DE IMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID368_30092016174001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYMARA MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAYMARA MIRANDA"
    "autor_email" => "raymarams@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA/CESI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25683
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1158
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "PROPOSTA PEDAGÓGICA: LEITURA DE IMAGEM POR MEIO DO LIVRO ‘‘O TAPETE VOADOR’’, DE CAULOS."
    "resumo" => "O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de um projeto de literatura infantil por meio do livro de imagem “O tapete voador”, de Caulos, por meio da construção das narrativas orais dos alunos. Para isto, foi efetuada uma pesquisa na escola Municipal Santa Rita, com alunos do 1º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como ponto culminante as narrativas dos educandos em torno do livro de imagem citado acima. Por meio desse tipo de leitura a criança conta sua própria história, associando as imagens contidas no livro infantil, chegando assim a uma ideia final. Além disso, o trabalho com a leitura de imagem proporciona a criança expor suas ideias de forma dinâmica e crítica usando a criatividade. Consideramos assim, que a leitura do livro de imagem deve ser atrativa para o educando e que seu uso é essencial para a formação de leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LEITURA, LIVRO DE IMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA17_ID368_30092016174001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYMARA MIRANDA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAYMARA MIRANDA"
    "autor_email" => "raymarams@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA/CESI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de um projeto de literatura infantil por meio do livro de imagem “O tapete voador”, de Caulos, por meio da construção das narrativas orais dos alunos. Para isto, foi efetuada uma pesquisa na escola Municipal Santa Rita, com alunos do 1º ano do ensino fundamental. A pesquisa teve como ponto culminante as narrativas dos educandos em torno do livro de imagem citado acima. Por meio desse tipo de leitura a criança conta sua própria história, associando as imagens contidas no livro infantil, chegando assim a uma ideia final. Além disso, o trabalho com a leitura de imagem proporciona a criança expor suas ideias de forma dinâmica e crítica usando a criatividade. Consideramos assim, que a leitura do livro de imagem deve ser atrativa para o educando e que seu uso é essencial para a formação de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.