Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO MEDIADO PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS Pôster (PO) GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25192
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO MEDIADO PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "As tecnologias estão em uso em diversos campos do conhecimento. Cada vez mais presente na sociedade contemporânea, incluindo-se também na escola, assim alunos e professores dispõem de mais uma ferramenta para ampliar à construção do conhecimento. Diante disso buscou-se conhecer a realidade de uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Objetivando saber quais recursos tecnológicos a escola dispõe para os professores, analisando como o docente justifica a inserção deles em sua metodologia de ensino. A análise foi feita via abordagem qualitativa dos discursos, relacionado aos recursos materiais e a metodologia conforme alguns principais autores como Paulo Freire (1980, 1987, 1996), Libâneo (2009), Guerra (2012) os dados coletados. Verificamos que os docentes são conteudista; com a ausência de práticas pedagógicas com outros recursos tecnológicos; o ambiente escolar é inadequado para o professor desenvolver aulas mais ricas, aliado à falta de formação continuada que proporcione aulas significativas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA20_ID965_04092016192845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO SIQUEIRA CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIO CALDAS"
    "autor_email" => "sapocaldas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25192
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 965
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: A FORMAÇÃO DOCENTE E O PROCESSO DE ENSINO MEDIADO PELO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO"
    "resumo" => "As tecnologias estão em uso em diversos campos do conhecimento. Cada vez mais presente na sociedade contemporânea, incluindo-se também na escola, assim alunos e professores dispõem de mais uma ferramenta para ampliar à construção do conhecimento. Diante disso buscou-se conhecer a realidade de uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Objetivando saber quais recursos tecnológicos a escola dispõe para os professores, analisando como o docente justifica a inserção deles em sua metodologia de ensino. A análise foi feita via abordagem qualitativa dos discursos, relacionado aos recursos materiais e a metodologia conforme alguns principais autores como Paulo Freire (1980, 1987, 1996), Libâneo (2009), Guerra (2012) os dados coletados. Verificamos que os docentes são conteudista; com a ausência de práticas pedagógicas com outros recursos tecnológicos; o ambiente escolar é inadequado para o professor desenvolver aulas mais ricas, aliado à falta de formação continuada que proporcione aulas significativas"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, RECURSOS TECNOLÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA20_ID965_04092016192845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO SIQUEIRA CALDAS"
    "autor_nome_curto" => "FABIO CALDAS"
    "autor_email" => "sapocaldas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

As tecnologias estão em uso em diversos campos do conhecimento. Cada vez mais presente na sociedade contemporânea, incluindo-se também na escola, assim alunos e professores dispõem de mais uma ferramenta para ampliar à construção do conhecimento. Diante disso buscou-se conhecer a realidade de uma turma da Educação de Jovens e Adultos. Objetivando saber quais recursos tecnológicos a escola dispõe para os professores, analisando como o docente justifica a inserção deles em sua metodologia de ensino. A análise foi feita via abordagem qualitativa dos discursos, relacionado aos recursos materiais e a metodologia conforme alguns principais autores como Paulo Freire (1980, 1987, 1996), Libâneo (2009), Guerra (2012) os dados coletados. Verificamos que os docentes são conteudista; com a ausência de práticas pedagógicas com outros recursos tecnológicos; o ambiente escolar é inadequado para o professor desenvolver aulas mais ricas, aliado à falta de formação continuada que proporcione aulas significativas

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.