Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: A INTERVENÇÃO NA REALIDADE DOS SEUS SUJEITOS NA CASA FAMILIAR RURAL PADRE JOSINO TAVARES

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS, INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS, DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Comunicação Oral (CO) GT 12 – PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, PEDAGOGIA INTINERANTE E PEDAGOGIA DA TERRA (OUTRAS PEDAGOGIAS) Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo tem como objetivo fazer uma análise dos princípios filosóficos que norteiam a Pedagogia da Alternância, e a intervenção na realidade de seus sujeitos. Para isso, a base de estudo e reflexão a Casa Familiar Rural Padre Josino Tavares, no município de Bom Jesus das Selvas/MA, que desenvolve na escola a metodologia da alternância, dando ênfase ao projeto profissional da vida dos jovens na comunidade campesina. que consiste na formação da pessoa, utilizando espaços e tempos diferentes, divididos entre meio socioprofissional e meio escolar, guiado por uma proposta que visa à formação integral do educando e o desenvolvimento do meio em que está inserido. Analisam-se as atividades curriculares denominadas de instrumentos pedagógicos de acordo com a realidade de estudo aplicada no seu sistema de ensino, no que diz respeito ao funcionamento e significado para a comunidade do campo, destacando o Projeto Profissional de Vida dos Jovens.

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