O presente estudo tem por objetivo analisar as concepções dos professores e alunos sobre o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) no Instituto Federal do Maranhão – Campus Imperatriz. Assim, investigou os principais desafios que professores e alunos, enfrentam na EJA. A abordagem de pesquisa foi a qualitativa e o enfoque fenomenológico. Os recursos metodológicos foram a pesquisa bibliográfica, em face da necessidade de recorrer a literatura da área, e uma pesquisa de campo, para entender as significações dos sujeitos da pesquisa sobre EJA. Para tal, foi realizada uma entrevista semiestruturada, com 11 alunos das três turmas de PROEJA do curso de Administração e oito professores de diferentes áreas que atuam no curso. Os dados coletados foram analisados levando em consideração a literatura que fundamenta a discussão sobre a Educação de Jovens e Adultos, subsidiando assim a investigação do problema desta pesquisa. A conclusão é de que o processo de ensino-aprendizagem na EJA é desafiador para ambos os segmentos, professores e sentem se desafiados nesse processo. Fatores como o pouco tempo que os alunos dispõe para estudar, ou ainda, uma falta de uma sólida de conhecimentos, dificultam esse processo. Por isso, conforme mencionado por professores e alunos um dos requisitos essenciais ao ser aluno e professor da EJA é a paciência.