Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

Palavra-chaves: OFICINAS, TEORIA E PRÁTICA, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25564
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 3762
    "titulo" => "OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta quatro relatos de experiências referentes a oficinas realizadas no Colégio de Aplicação de Araguaína, parceiro do PIBID (Programação Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)-UFT na área de Matemática. As oficinas realizadas foram: Construindo conceitos de triângulos através de treliças, Sólidos e cálculo de volume, Cálculo de estatística no cardápio escolar e Baralho das funções. O objetivo principal foi o de ensinar a matemática de maneira simples e eficaz, privilegiando o aprendizado prático ligado com o cotidiano dos alunos. Como fundamentação do trabalho foram utilizados os aportes de Vygotsky e Leontiev com a Teoria Histórico-cultural e Teoria da Atividade, para compreender como deveriam ser aplicadas as oficinas de forma que os alunos obtivessem os conhecimentos repassados em cada uma. Os resultados alcançados no que concerne ao aprendizado foram notórios, pois utilizando as metodologias diversificadas os educandos se interessaram por todas as formas diferentes de aprender Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "OFICINAS, TEORIA E PRÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID3762_09092016184814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LUCIANA BOMFIM DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA BOMFIM"
    "autor_email" => "camylla_bomfim@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25564
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 552
    "inscrito_id" => 3762
    "titulo" => "OFICINAS: UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta quatro relatos de experiências referentes a oficinas realizadas no Colégio de Aplicação de Araguaína, parceiro do PIBID (Programação Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)-UFT na área de Matemática. As oficinas realizadas foram: Construindo conceitos de triângulos através de treliças, Sólidos e cálculo de volume, Cálculo de estatística no cardápio escolar e Baralho das funções. O objetivo principal foi o de ensinar a matemática de maneira simples e eficaz, privilegiando o aprendizado prático ligado com o cotidiano dos alunos. Como fundamentação do trabalho foram utilizados os aportes de Vygotsky e Leontiev com a Teoria Histórico-cultural e Teoria da Atividade, para compreender como deveriam ser aplicadas as oficinas de forma que os alunos obtivessem os conhecimentos repassados em cada uma. Os resultados alcançados no que concerne ao aprendizado foram notórios, pois utilizando as metodologias diversificadas os educandos se interessaram por todas as formas diferentes de aprender Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "OFICINAS, TEORIA E PRÁTICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID3762_09092016184814.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA LUCIANA BOMFIM DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA BOMFIM"
    "autor_email" => "camylla_bomfim@hotmail.co"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho apresenta quatro relatos de experiências referentes a oficinas realizadas no Colégio de Aplicação de Araguaína, parceiro do PIBID (Programação Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência)-UFT na área de Matemática. As oficinas realizadas foram: Construindo conceitos de triângulos através de treliças, Sólidos e cálculo de volume, Cálculo de estatística no cardápio escolar e Baralho das funções. O objetivo principal foi o de ensinar a matemática de maneira simples e eficaz, privilegiando o aprendizado prático ligado com o cotidiano dos alunos. Como fundamentação do trabalho foram utilizados os aportes de Vygotsky e Leontiev com a Teoria Histórico-cultural e Teoria da Atividade, para compreender como deveriam ser aplicadas as oficinas de forma que os alunos obtivessem os conhecimentos repassados em cada uma. Os resultados alcançados no que concerne ao aprendizado foram notórios, pois utilizando as metodologias diversificadas os educandos se interessaram por todas as formas diferentes de aprender Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.