Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DIVERSIDADE RELIGIOSA NO CONTEXTO ESCOLAR. UMA DISCUSSÃO BASEADA NO CONCEITO DE CULTURA.

Palavra-chaves: DIVERSIDADE CULTURAL, DIVERSIDADE RELIGIOSA, EDUCAÇÃO BÁSICA Pôster (PO) GT 34 – EDUCAÇÃO E RELIGIÃO
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O objetivo do presente estudo é dimensionar a temática diversidade religiosa no âmbito da diversidade cultural, fundamentando-se em referenciais bibliográficos que discutam tais conceitos, bem como sua importância no contexto da educação escolar. A pesquisa tem como base o Projeto de Extensão denominado Formação Continuada e Produção de Metodologias de Ensino Pautadas na Diversidade Cultural (2016), realizado no âmbito da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Tal projeto, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salomé de Carvalho, promoveu um debate com o grupo de professores (as) que fazem parte da escola, os quais citaram como um de suas principais dificuldades em seu trabalho pedagógico o tratamento da religião. Desta forma, os dados da pesquisa revelam que existe a predominância da religiosidade cristã numa comunidade que não possui origem européia, mas afro-descendente. Tais dados apontam a importância do papel da escola no sentido de promover o resgate da cultura original dos indivíduos, trazendo inclusive elementos ligados à sua religião. O que não é tarefa fácil, devido à forte ideologia que embasa a filosofia e dogmas de algumas religiões. No entanto, conforme apontado pelo grupo de professores (as), a religiosidade passa a ser um elemento que necessita ser compreendido e melhor explorado no âmbito da escola. No caso da pesquisa em questão, nota-se seu viés aproximado do resgate, valorização e reconhecimento da cultura dos indivíduos. Vale ressaltar que o grupo de pesquisa iniciou o estudo voltado para tal temática, partindo de um levantamento bibliográfico sobre o assunto. Nesse sentido, verificou-se que o conceito de diversidade cultural, amplamente discutido nos dias de hoje por vários autores (MOREIRA e CANDAU, 2010; MONTEIRO, 2013; GHANEM e NEIRA, 2014, entre outros), quando atrelado à educação escolar, traz em seu bojo a importância de se observar a cultura que identifica cada educando presente na escola e que se relaciona com os demais indivíduos, que por sua vez possuem suas próprias características culturais. No caso do presente estudo, o mesmo está focado na diversidade religiosa, considerando que a religião é um dos elementos culturais presentes na prática cotidiana de grande parte dos seres humanos. A fim de se obter dados referentes ao perfil dos sujeitos da pesquisa, aplicou-se um questionário que envolveu os(as) estudantes do 8º e 9º ano de uma escola municipal localizada em Marabá-PA, no qual uma das questões tratou da religião praticada pelos(as) mesmos. O estudo apontou importantes eixos que precisam ser melhor explorados. Vale ressaltar que a pesquisa em questão encontra-se em andamento e que seu foco original é a produção e aplicação de metodologias de ensino que fomentem o conhecimento relacionado à diversidade religiosa, conforme solicitado pelos professores que fazem parte da escola campo do estudo. Todavia, não se pode pensar numa prática docente sem que antes se obtenham elementos que possam dar suporte ao conhecimento necessário no âmbito educacional.

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