Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PROFESSOR SURDO: NARRATIVAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Palavra-chaves: SURDO, MERCADO DE TRABALHO, INSTRUTOR Comunicação Oral (CO) GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25536
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "O PROFESSOR SURDO: NARRATIVAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), trouxe visibilidade ao seu utente, o Surdo, consequentemente uma maior atenção às suas necessidades básicas e sociais, uma delas é a atuação no mercado de trabalho. Hoje, o Surdo tem alcançado novos patamares educacionais, assumindo o papel de instrutor de Libras. Baseado nessa premissa, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou evidenciar as narrativas do Surdo como docente. Entre os autores que serviram de aporte teórico, Klein (s/d; 1998) que aborda sobre as conquistas legais e trabalhistas do Surdo. A produção dos dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com a participação de instrutores Surdos.  Nas análises, constatou-se que a maioria dos instrutores atuam na mesma instituição em que foram capacitados, por conta disso, tiveram apoio para assumir essa nova responsabilidade, parte dos entrevistados demonstra habilidade na prática docente, já outros acreditam que ainda existem muitas barreiras na relação entre Surdos e ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDO, MERCADO DE TRABALHO, INSTRUTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID2361_08092016160942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁDIA FERNANDA MARTINS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA M."
    "autor_email" => "nadiaaraujo1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC-MA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25536
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 2361
    "titulo" => "O PROFESSOR SURDO: NARRATIVAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL"
    "resumo" => "A legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), trouxe visibilidade ao seu utente, o Surdo, consequentemente uma maior atenção às suas necessidades básicas e sociais, uma delas é a atuação no mercado de trabalho. Hoje, o Surdo tem alcançado novos patamares educacionais, assumindo o papel de instrutor de Libras. Baseado nessa premissa, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou evidenciar as narrativas do Surdo como docente. Entre os autores que serviram de aporte teórico, Klein (s/d; 1998) que aborda sobre as conquistas legais e trabalhistas do Surdo. A produção dos dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com a participação de instrutores Surdos.  Nas análises, constatou-se que a maioria dos instrutores atuam na mesma instituição em que foram capacitados, por conta disso, tiveram apoio para assumir essa nova responsabilidade, parte dos entrevistados demonstra habilidade na prática docente, já outros acreditam que ainda existem muitas barreiras na relação entre Surdos e ouvintes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT6 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PARA SURDOS"
    "palavra_chave" => "SURDO, MERCADO DE TRABALHO, INSTRUTOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA6_ID2361_08092016160942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NÁDIA FERNANDA MARTINS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA M."
    "autor_email" => "nadiaaraujo1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "SEDUC-MA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), trouxe visibilidade ao seu utente, o Surdo, consequentemente uma maior atenção às suas necessidades básicas e sociais, uma delas é a atuação no mercado de trabalho. Hoje, o Surdo tem alcançado novos patamares educacionais, assumindo o papel de instrutor de Libras. Baseado nessa premissa, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou evidenciar as narrativas do Surdo como docente. Entre os autores que serviram de aporte teórico, Klein (s/d; 1998) que aborda sobre as conquistas legais e trabalhistas do Surdo. A produção dos dados foi por meio de entrevistas semiestruturadas com a participação de instrutores Surdos. Nas análises, constatou-se que a maioria dos instrutores atuam na mesma instituição em que foram capacitados, por conta disso, tiveram apoio para assumir essa nova responsabilidade, parte dos entrevistados demonstra habilidade na prática docente, já outros acreditam que ainda existem muitas barreiras na relação entre Surdos e ouvintes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.