O presente estudo versa sobre as práticas desenvolvidas no projeto de extensão em pedagogia hospitalar que oferece às crianças e seus acompanhantes um atendimento pedagógico-educacional hospitalar, favorecendo a educação e a humanização da assistência hospitalar, auxiliando o desenvolvimento educacional da criança e a superação das dificuldades provocadas pela enfermidade, o qual ocorre através de uma parceria entre Universidade do Estado do Pará – UEPA e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará - FSCMP. Objetiva discutir a contribuição do Projeto de Extensão que vem sendo realizado no Ambulatório de Especialidades Pediátricas da FSCMP com crianças em tratamento de saúde, na formação inicial dos pedagogos. Os resultados apontam que as atividades extensionistas tornam-se indispensáveis na formação dos discentes de pedagogia, pois o contato direto com realidades tão diferentes das que os universitários estavam acostumados permitiu o crescimento pessoal e o amadurecimento de ideias político-sociais e as atividades realizadas no ambiente hospitalar possibilitam um aprendizado ímpar, desde o saber lidar com diferentes situações e o despertar da autonomia para saber intervir, até o respeito ao modo de pensar e agir das pessoas, contribuindo assim para o âmbito profissional e social de cada extensionista, por meio de uma troca mútua de conhecimento, onde ora se aprende e ora se ensina, deixando-os aptos a atuar em ambientes escolares e não escolares, conforme seu campo profissional, expandindo os olhares sobre uma educação, que vai além da sala de aula, possibilitando aos mesmos uma formação diferenciada, e consequentemente, ampliando as chances de ingresso ao mercado de trabalho.