Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 205
A CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA ATRAVÉS DO ESTÁGIO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ESTÁGIO, ANOS INICIAIS, PRÁTICA DOCENTE, FORMAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho relata a experiência vivenciada no Estágio em Docência dos Anos Iniciais do curso de Pedagogia da UFMA durante o período de 2015.1, cujo objetivo é refletir sobre o papel desse estágio na construção do perfil docente dos estagiários. A discussão parte da reflexão da seguinte questão: “o que é escola dos anos iniciais e qual é o papel do docente que atua nessa etapa da educação básica? ”. Parte-se do pressuposto que este componente curricular se trata de uma proposta que permite a apropriação e construção de saberes essenciais ao docente. Para tanto, precisou-se discutir o estágio sob a perspectiva de apropriação e construção de conhecimentos e mobilização de saberes, dialogando com estudiosos como FREIRE (1996), por exemplo. Conclui-se que este estágio se apresenta como um importante meio de conhecimento da realidade docente, uma vez que valoriza a reflexão, a crítica e proporciona a autonomia dos estagiários.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.