Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANALISANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS AO ENSINO ATUAL.

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, PRATICAS PEDAGOGICAS, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 50 – ÉTICA E PROFISSÃO DOCENTE
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25495 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 4460 "titulo" => "O FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANALISANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS AO ENSINO ATUAL." "resumo" => "O presente artigo apresenta uma reflexão teórica acerca do ensino superior no Brasil, tendo como finalidade uma analise do seu início até os dias atuais. Tendo em vista que o modelo de ensino é marcado por determinações históricas especificas em conformidade com os objetivos da época. Assim, problematizando o ensino tradicional, propõe-se uma reflexão a luz de sugestões de autores contemporâneos sobre a prática pedagógica hoje. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com os seguintes objetivos específicos: Apresentar um histórico do ensino superior no Brasil; Confrontar algumas metodologias utilizadas no ensino superior como a aula expositiva e o seminário com os pressupostos teóricos referentes ao tema; Construir uma reflexão que contribua para a melhoria da prática docente em conformidade com as finalidades sugeridas para esta modalidade. Sobre os resultados, a pesquisa evidenciou que as práticas didáticas precisa ser melhoradas.O presente artigo apresenta uma reflexão teórica acerca do ensino superior no Brasil, tendo como finalidade uma analise do seu início até os dias atuais. Tendo " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 50 – ÉTICA E PROFISSÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, PRATICAS PEDAGOGICAS, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA50_ID4460_30092016184704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISAMA MACIEL CELESTINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISAMA MACIEL" "autor_email" => "elisama.mcd2016@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25495 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1188 "inscrito_id" => 4460 "titulo" => "O FAZER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR: ANALISANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRADICIONAIS AO ENSINO ATUAL." "resumo" => "O presente artigo apresenta uma reflexão teórica acerca do ensino superior no Brasil, tendo como finalidade uma analise do seu início até os dias atuais. Tendo em vista que o modelo de ensino é marcado por determinações históricas especificas em conformidade com os objetivos da época. Assim, problematizando o ensino tradicional, propõe-se uma reflexão a luz de sugestões de autores contemporâneos sobre a prática pedagógica hoje. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com os seguintes objetivos específicos: Apresentar um histórico do ensino superior no Brasil; Confrontar algumas metodologias utilizadas no ensino superior como a aula expositiva e o seminário com os pressupostos teóricos referentes ao tema; Construir uma reflexão que contribua para a melhoria da prática docente em conformidade com as finalidades sugeridas para esta modalidade. Sobre os resultados, a pesquisa evidenciou que as práticas didáticas precisa ser melhoradas.O presente artigo apresenta uma reflexão teórica acerca do ensino superior no Brasil, tendo como finalidade uma analise do seu início até os dias atuais. Tendo " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 50 – ÉTICA E PROFISSÃO DOCENTE" "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, PRATICAS PEDAGOGICAS, REFLEXÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA50_ID4460_30092016184704.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISAMA MACIEL CELESTINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISAMA MACIEL" "autor_email" => "elisama.mcd2016@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão teórica acerca do ensino superior no Brasil, tendo como finalidade uma analise do seu início até os dias atuais. Tendo em vista que o modelo de ensino é marcado por determinações históricas especificas em conformidade com os objetivos da época. Assim, problematizando o ensino tradicional, propõe-se uma reflexão a luz de sugestões de autores contemporâneos sobre a prática pedagógica hoje. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com os seguintes objetivos específicos: Apresentar um histórico do ensino superior no Brasil; Confrontar algumas metodologias utilizadas no ensino superior como a aula expositiva e o seminário com os pressupostos teóricos referentes ao tema; Construir uma reflexão que contribua para a melhoria da prática docente em conformidade com as finalidades sugeridas para esta modalidade. Sobre os resultados, a pesquisa evidenciou que as práticas didáticas precisa ser melhoradas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.