O artigo apresenta resultados da Pesquisa Diagnóstica das Ações de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos no Estado do Ceará, realizada em 2011 que teve como objetivo geral analisar as ações da EJA desenvolvidas nas redes públicas de ensino e na sociedade civil, no período compreendido entre 2000 a 2011. A pesquisa objetivou: a) levantar dados de escolarização da população jovem e adulta; b) identificar características da oferta da EJA nas redes públicas de ensino e na sociedade civil; c) mapear os principais desafios para o avanço da EJA no Ceará; c) identificar a qualidade da EJA ofertada, a partir das propostas político-pedagógicas. Ela foi realizada em parceria do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, História e Memória (NEJAHM-UFC) com a Secretaria de Educação Básica do Ceará, com financiamento do FNDE, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI – MEC).