Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
0 of 0
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25485 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 4356 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados.O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID4356_26092016195214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NAYARA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "pereiranaysilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25485 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 761 "inscrito_id" => 4356 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA ALUNA BOLSISTA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID PEDAGOGIA (URCA)" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados.O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino F" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA, ENSINO, APRENDIZAGEM, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID4356_26092016195214.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA NAYARA PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NAYARA" "autor_email" => "pereiranaysilva@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar intervenções matemáticas desenvolvidas pelas bolsistas do PIBID Pedagogia nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública em Crato – CE. As intervenções foram desenvolvidas a partir das dificuldades dos alunos, que foram percebidas através de um diagnóstico realizado com as professoras de matemática e alguns alunos. A metodologia está pautada em uma abordagem qualitativa, utilizando fontes bibliográficas e de campo, através do método da pesquisa ação segundo David (2005), fundamentação teórica pautada em Kamii (2012), dentre outros. Como resultado, possibilitamos o contato direto dos alunos com problemas matemáticos através de jogos pedagógicos. Levamos para sala materiais concretos e que faziam parte do cotidiano dos alunos e assim, pudemos perceber que o envolvimento e aprendizado deles foram bem mais significativos. Podemos concluir então, que conseguimos finalizar com êxito as intervenções e alcançar boa parte dos objetivos almejados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.