Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A ESCOLA INDÍGENA COMO FRONTEIRA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E A SOCIEDADE CONTRA E A FAVOR DO ESTADO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, INTERCULTURALIDADE, SOCIEDADE, ESTADO Comunicação Oral (CO) GT 27 – EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DECOLONIALIDADE
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho se constitui como um ensaio para elaboração de um projeto de pesquisa, visando um doutoramento epistemologicamente referenciado na interdisciplinaridade entre História, Antropologia e estudos decoloniais. O objetivo geral está na análise da escola indígena como lugar-fronteira, pensada como ponto de intersecção entre mundos, histórias e culturas vistas por uma concepção de educação intercultural. Os objetivos específicos, assentam-se na descrição, análise e classificação dos agentes e elementos escolares indígenas no desenvolvimento da escola indígena, “contra e a favor” do Estado, enquanto ente responsável por políticas públicas ao passo que é uma instituição de poder em disputa, sob correlação de forças políticas e econômicas. A metodologia consiste na seleção de textos e pesquisa bibliográfica em bibliotecas e espaços virtuais, apontando para um recorte étnico e cultural, como extensão de trabalho de mestrado desenvolvido na Escola Indígena Tekator, do povo Apinajé (GOMES, 2016), que teve como objeto, a disciplina de história em suas formas próprias de ensinar e aprender. Espera-se com este ensaio e com o desenvolvimento da pesquisa, entender melhor a atualidade das escolas indígenas do Brasil em suas formas de educação intercultural nas relações entre mundos indígenas e não-indígenas.

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