LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25395 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 904 "titulo" => "LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR" "resumo" => "O presente trabalho visa a refletir sobre as contribuições do professor de língua inglesa para o ensino desta língua voltado para o desenvolvimento do letramento, ou seja, voltado para uma prática pedagógica que contemple a leitura e a escrita como ações sociais. O trabalho pontuará ações pedagógicas que o professor deve adotar, como agente de letramento, para que o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos linguísticos da nova língua tenha sentido e para auxiliar o aluno no seu desenvolvimento crítico e autônomo, fornecendo-o subsídios que contribuam para um desempenho consciente nas práticas sociais dentro da sala de aula e/ou em qualquer outro contexto onde o uso do inglês se fizer necessário. Este estudo, de cunho bibliográfico, baseia-se nos estudos sobre letramento que entendem letramento como um conjunto de práticas estruturadas social e culturalmente que envolvem na sua composição a tecnologia da língua escrita (FREIRE, 1987; BARTON & HAMILTON; SOARES, 2003; MAGALHÃES; SILVA, 2012; KLEIMAN, 2014). O artigo está dividido em duas seções, além da introdução e considerações finais: na primeira, discuto sobre a relevância de se compreender a gama de significados que integram o termo letramento; na segunda, apresento a postura que o professor de inglês deve assumir como agente de letramento no seu local de trabalho e discuto aportes teóricos que professores de inglês podem utilizar – como subsídios em suas práticas pedagógicas – para tornar o processo de aprendizagem do novo idioma significativo e promissor, contribuindo assim, para que professores e alunos desenvolvam continuamente o letramento em língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PROFESSOR DE INGLÊS, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID904_19082016095241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSIEL COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OSIEL" "autor_email" => "ozie2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, CAMPUS ARAGUAÍNA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25395 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 904 "titulo" => "LETRAMENTO EM LÍNGUA INGLESA: CONTRIBUIÇÕES DO PROFESSOR" "resumo" => "O presente trabalho visa a refletir sobre as contribuições do professor de língua inglesa para o ensino desta língua voltado para o desenvolvimento do letramento, ou seja, voltado para uma prática pedagógica que contemple a leitura e a escrita como ações sociais. O trabalho pontuará ações pedagógicas que o professor deve adotar, como agente de letramento, para que o processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos linguísticos da nova língua tenha sentido e para auxiliar o aluno no seu desenvolvimento crítico e autônomo, fornecendo-o subsídios que contribuam para um desempenho consciente nas práticas sociais dentro da sala de aula e/ou em qualquer outro contexto onde o uso do inglês se fizer necessário. Este estudo, de cunho bibliográfico, baseia-se nos estudos sobre letramento que entendem letramento como um conjunto de práticas estruturadas social e culturalmente que envolvem na sua composição a tecnologia da língua escrita (FREIRE, 1987; BARTON & HAMILTON; SOARES, 2003; MAGALHÃES; SILVA, 2012; KLEIMAN, 2014). O artigo está dividido em duas seções, além da introdução e considerações finais: na primeira, discuto sobre a relevância de se compreender a gama de significados que integram o termo letramento; na segunda, apresento a postura que o professor de inglês deve assumir como agente de letramento no seu local de trabalho e discuto aportes teóricos que professores de inglês podem utilizar – como subsídios em suas práticas pedagógicas – para tornar o processo de aprendizagem do novo idioma significativo e promissor, contribuindo assim, para que professores e alunos desenvolvam continuamente o letramento em língua inglesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 24 – LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "PROFESSOR DE INGLÊS, APRENDIZAGEM, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA24_ID904_19082016095241.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSIEL COSTA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "OSIEL" "autor_email" => "ozie2001@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, CAMPUS ARAGUAÍNA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }