Este estudo sintetiza parte de um artigo, intitulado: O brincar como eixo dinamizador do currículo na Educação Infantil, publicado no ano de 2015, no livro (RE) VISITANDO AS PRÁTICAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA ILHA DO MARANHÃO, pela editora EDUFMA. Nessa direção, busca-se contribuir com reflexões sobre a importância do currículo lúdico, que privilegie as interações e as brincadeiras no cotidiano das práticas pedagógicas da pré-escola de São Luís. Fundamentou-se na CF 1988, na LDBEN, nº 9394/1996, no ECA (1990) e nas DCNs ( 2009), e nos estudiosos da área que versam sobre o currículo e o brincar: KISHIMOTO (2002), KRAMER (1999), FARIA; DIAS ( 2012). A metodologia caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a observação participante e a entrevista semiestruturada. Pôde-se concluir que os profissionais da instituição investigada precisam promover um currículo lúdico que desenvolvam integralmente as crianças.