Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O CURRÍCULO ESCOLAR EMBRANQUEADO: A HISTÓRIA E CULTURA DOS POVOS INDÍGENAS SILENCIADAS

Palavra-chaves: CURRÍCULO, CULTURA, ÍNDIGENAS Comunicação Oral (CO) GT 28 – SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA
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      Após quinhentos anos de discriminação dos povos indígenas, ainda se constata que os currículos escolares não indígenas, omitem a presença atuante de mais de três centenas destes povos no nosso país. Isso nos leva a crer que a lei por si só não altera as práticas dos professores. O que vem mudar uma realidade é a decisão política de todos que fazem parte da escola e a responsabilidade das universidades incluírem em seus projetos políticos pedagógicos essa temática. \r\n
      A escolha por este tema deu-se a partir da curiosidade de como os indígenas são tratados dentro das escolas urbanas mesmo depois da Lei ser revigorada, sendo assim, abordando o seguinte problema: Como a história e cultura dos povos indígenas está sendo trabalhada dentro da sala de aula, a partir da implementação no currículo escolar do ensino de história e cultura dos povos indígenas? A partir deste problema foi elaborado os seguintes objetivos: Identificar a concepção que os professores tem sobre a História e cultura dos povos indígenas; analisa o projeto Político pedagógico, os programas de História e Arte e quais implicações dos conteúdos para a vivencia do respeito a diversidade cultural; analisar os limites e as possibilidades dos professores para a implementação no currículo escolar do ensino de História e Cultura dos povos indígenas; analisar a concepção de três alunas indígena Guajajara em relação a inclusão destas nas escolas não indígenas. Os entrevistados neste trabalho são apresentados com nomes fictícios.
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho, tem como objetivo analisar como a história e cultura dos povos indígenas está sendo tratada no currículo das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Em 2008 foi aprovada a Lei 11.645, onde determina que seja implementado no currículo escolar da educação básica a História e Cultura dos povos indígenas. Após quinhentos anos de discriminação dos povos indígenas, ainda se constata que os currículos escolares não indígenas, omitem a presença atuante de mais de três centenas destes povos no nosso país. Isso nos leva a crer que a lei por si só não altera as práticas dos professores. O que vem mudar uma realidade é a decisão política de todos que fazem parte da escola e a responsabilidade das universidades incluírem em seus projetos políticos pedagógicos essa temática. A escolha por este tema deu-se a partir da curiosidade de como os indígenas são tratados dentro das escolas urbanas mesmo depois da Lei ser revigorada, sendo assim, abordando o seguinte problema: Como a história e cultura dos povos indígenas está sendo trabalhada dentro da sala de aula, a partir da implementação no currículo escolar do ensino de história e cultura dos povos indígenas? A partir deste problema foi elaborado os seguintes objetivos: Identificar a concepção que os professores tem sobre a História e cultura dos povos indígenas; analisa o projeto Político pedagógico, os programas de História e Arte e quais implicações dos conteúdos para a vivencia do respeito a diversidade cultural; analisar os limites e as possibilidades dos professores para a implementação no currículo escolar do ensino de História e Cultura dos povos indígenas; analisar a concepção de três alunas indígena Guajajara em relação a inclusão destas nas escolas não indígenas. Os entrevistados neste trabalho são apresentados com nomes fictícios.

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