Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONSTITUIÇÃO DOCENTE DO PROFESOR DE ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: UM OLHAR ACERCA DA PROFESSORALIDADE

Palavra-chaves: PROFESSORALIDADE, DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR, SABER PEDAGÓGICO. Comunicação Oral (CO) GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O estudo partiu do objetivo de analisar a construção da professoralidade de docentes da educação superior e ainda, identificar os fatores determinantes no desenvolvimento da professoralidade e analisar a professoralidade sob a ótica do docente da educação superior. O estudo tem cunho qualitativo, sendo caracterizado como estudo de caso e pesquisa descritiva. Para alcançar os objetivos propostos o estudo lançou-se mão de entrevista semiestruturada analisadas à luz de autores que tratam da temática. Os resultados apontam que a professoralidade sob a ótica do docente da educação superior constitui-se decorrente do fazer profissional e das relações que ocorrem no percurso diário de sua prática e da interação de forma reflexiva e adaptável. Considerando a necessidade de constante realinhamento entre o que almeja enquanto docente e os anseios dos sujeitos alunos sob a preocupação de constituir o saber pedagógico de modo crítico e compartilhado, inclusive entre os pares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.