O CURRÍCULO DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25458 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "O CURRÍCULO DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho objetiva o estudo reflexivo-crítico sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adotado na Rede Municipal de Ensino de São Luís. Com aporte teórico em Freire (1996), Oliveira (2005), Martins (2004), entre outros, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico de pesquisa documental. Para subsidiar, também, a análise qualitativa utilizou-se a observação direta das ações ações pedagógicas dos profissionais da educação que atuam nas salas de aula da EJA. Os resultados parciais já denotam a necessidade de reestruturação da referida Proposta Curricular, e de redimensionar algumas concepções no campo dos saberes docentes. Constatamos que o corpo docente da EJA, em geral, não adota as orientações curriculares da referida Proposta. Observamos que os baixos indicadores das avaliações externas e o alto índice de evasão escolar, revelam a importância e a urgência pedagógica de aprofundamento de estudos do referido documento curricular para socialização em espaços de Formação Continuada, objetivando a melhoria das práticas pedagógicas do/a educador/a da EJA na rede municipal de Educação. A presente produção textual segue a seguinte estrutura: 1) Introdução, 2) Contextualizando o tema, 3) Eixos norteadores da Proposta Curricular da EJA, 4) Resultados e discussão e 5) Conclusão. Na Introdução apresentamos os procedimentos metodológicos do trabalho. Ao contextualizarmos o tema enfatizamos os aspectos históricos da EJA na rede municipal de São Luís do Maranhão. Ao discorrermos sobre os eixos norteadores, destacamos a organização da Proposta Curricular e assumimos a formação para a cidadania como eixo norteador primordial da referida Proposta. Seguindo o rigor científico alcançou-se parcialmente o resultado do trabalho evidenciado em mudanças de paradigmas na EJA, culminando como a objetivação legal de algumas decisões. Por exemplo, a Proposta Curricular da EJA da rede municipal de educação de São Luís foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) mediante a resolução nº 17 do ano de 2010, cujo documento requer aprofundamento das funções reparadora, equalizadora e qualificadora da EJA. Tendo como horizonte a garantia do direito a uma escola pública, popular e democrática, na qual os educandos da EJA têm a possibilidade de ter acesso, de permanecer e ter sucesso na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., EJA., CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID946_09092016171619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIX BARBOSA CARREIRO" "autor_nome_curto" => "FELIX" "autor_email" => "felixcarreiro59@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC/MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25458 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "O CURRÍCULO DA EJA NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO LUÍS: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PROPOSTA CURRICULAR" "resumo" => "Este trabalho objetiva o estudo reflexivo-crítico sobre o currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adotado na Rede Municipal de Ensino de São Luís. Com aporte teórico em Freire (1996), Oliveira (2005), Martins (2004), entre outros, buscou-se realizar um levantamento bibliográfico de pesquisa documental. Para subsidiar, também, a análise qualitativa utilizou-se a observação direta das ações ações pedagógicas dos profissionais da educação que atuam nas salas de aula da EJA. Os resultados parciais já denotam a necessidade de reestruturação da referida Proposta Curricular, e de redimensionar algumas concepções no campo dos saberes docentes. Constatamos que o corpo docente da EJA, em geral, não adota as orientações curriculares da referida Proposta. Observamos que os baixos indicadores das avaliações externas e o alto índice de evasão escolar, revelam a importância e a urgência pedagógica de aprofundamento de estudos do referido documento curricular para socialização em espaços de Formação Continuada, objetivando a melhoria das práticas pedagógicas do/a educador/a da EJA na rede municipal de Educação. A presente produção textual segue a seguinte estrutura: 1) Introdução, 2) Contextualizando o tema, 3) Eixos norteadores da Proposta Curricular da EJA, 4) Resultados e discussão e 5) Conclusão. Na Introdução apresentamos os procedimentos metodológicos do trabalho. Ao contextualizarmos o tema enfatizamos os aspectos históricos da EJA na rede municipal de São Luís do Maranhão. Ao discorrermos sobre os eixos norteadores, destacamos a organização da Proposta Curricular e assumimos a formação para a cidadania como eixo norteador primordial da referida Proposta. Seguindo o rigor científico alcançou-se parcialmente o resultado do trabalho evidenciado em mudanças de paradigmas na EJA, culminando como a objetivação legal de algumas decisões. Por exemplo, a Proposta Curricular da EJA da rede municipal de educação de São Luís foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação (CME) mediante a resolução nº 17 do ano de 2010, cujo documento requer aprofundamento das funções reparadora, equalizadora e qualificadora da EJA. Tendo como horizonte a garantia do direito a uma escola pública, popular e democrática, na qual os educandos da EJA têm a possibilidade de ter acesso, de permanecer e ter sucesso na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO., EJA., CURRÍCULO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA9_ID946_09092016171619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FELIX BARBOSA CARREIRO" "autor_nome_curto" => "FELIX" "autor_email" => "felixcarreiro59@gmail.com" "autor_ies" => "SEDUC/MA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }