Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO DO CAMPO: A FORMAÇÃO DOCENTE E A COMPREENSÃO CRÍTICA DA REALIDADE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PERSPECTIVA CRÍTICA Comunicação Oral (CO) GT 11 – EDUCAÇÃO DO CAMPO E MILITÂNCIA
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Nesta perspectiva, as discussões desenvolvidas neste trabalho voltaram-se a compreensão da educação do campo, as lutas pela melhoria do ensino e sobre os modelos de formação de educadores, destacando a perspectiva crítica emancipatória que norteia o projeto de formação que investigamos e analisamos. Os estudos fundamentaram-se em autores como Lima (2011; 2014). O tipo de pesquisa foi a participativa, onde os procedimentos metodológicos foram observação participante, entrevistas, análise documento e caderno de campo. 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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as contribuições do projeto de formação continuada, desenvolvida na Escola Municipal Liberato Vieira, associada à construção da educação do campo no contexto do semiárido. A formação de educadores do campo durante muito tempo foi desenvolvida a partir dos modelos clássicos, pautado numa concepção fragmentada e descontextualizada. Nesta perspectiva, as discussões desenvolvidas neste trabalho voltaram-se a compreensão da educação do campo, as lutas pela melhoria do ensino e sobre os modelos de formação de educadores, destacando a perspectiva crítica emancipatória que norteia o projeto de formação que investigamos e analisamos. Os estudos fundamentaram-se em autores como Lima (2011; 2014). O tipo de pesquisa foi a participativa, onde os procedimentos metodológicos foram observação participante, entrevistas, análise documento e caderno de campo. Concluirmos que a formação continuada de educadores no contexto do semiárido foi uma oportunidade de vivenciar mudanças positivas na educação.

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