Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA REGIONAL, CULTURA Comunicação Oral (CO) GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25433
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 4655
    "titulo" => "MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA  NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pesquisa teve como foco o ensino de história local através do uso das músicas regionais chamadas de toadas de Boi-Bumbá, utilizadas como possibilidades didáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ensino de história nos anos iniciais indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, apresenta a história local como um dos principais itens a ser trabalhado nesta fase do ensino. Nesse intuito utilizamos (FONSECA, 2009; SILVA, 2012) entre outros em nosso arcabouço teórico para levantarmos discussões em torno do ensino local e cotidiano. Dessa forma, nos propomos estudar e problematizar o uso das letras de toadas como recurso didático no ensino de história estimando a cultura e identidade local, contribuindo para construção do conhecimento histórico, valorização da diversidade étnico-racial-cultural presente no cotidiano das crianças do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA REGIONAL, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA5_ID4655_29092016173211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICLEIA DE MELO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROSICLEIA"
    "autor_email" => "rosicleiademelonunes@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25433
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 894
    "inscrito_id" => 4655
    "titulo" => "MÚSICA REGIONAL: SEU USO NO ENSINO DE HISTÓRIA  NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "A pesquisa teve como foco o ensino de história local através do uso das músicas regionais chamadas de toadas de Boi-Bumbá, utilizadas como possibilidades didáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ensino de história nos anos iniciais indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, apresenta a história local como um dos principais itens a ser trabalhado nesta fase do ensino. Nesse intuito utilizamos (FONSECA, 2009; SILVA, 2012) entre outros em nosso arcabouço teórico para levantarmos discussões em torno do ensino local e cotidiano. Dessa forma, nos propomos estudar e problematizar o uso das letras de toadas como recurso didático no ensino de história estimando a cultura e identidade local, contribuindo para construção do conhecimento histórico, valorização da diversidade étnico-racial-cultural presente no cotidiano das crianças do Ensino Fundamental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT5 – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INTERCULTURALIDADE"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, MÚSICA REGIONAL, CULTURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA5_ID4655_29092016173211.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICLEIA DE MELO NUNES"
    "autor_nome_curto" => "ROSICLEIA"
    "autor_email" => "rosicleiademelonunes@gmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

A pesquisa teve como foco o ensino de história local através do uso das músicas regionais chamadas de toadas de Boi-Bumbá, utilizadas como possibilidades didáticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O ensino de história nos anos iniciais indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, apresenta a história local como um dos principais itens a ser trabalhado nesta fase do ensino. Nesse intuito utilizamos (FONSECA, 2009; SILVA, 2012) entre outros em nosso arcabouço teórico para levantarmos discussões em torno do ensino local e cotidiano. Dessa forma, nos propomos estudar e problematizar o uso das letras de toadas como recurso didático no ensino de história estimando a cultura e identidade local, contribuindo para construção do conhecimento histórico, valorização da diversidade étnico-racial-cultural presente no cotidiano das crianças do Ensino Fundamental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.