O prospecto atual da educação escolar brasileira tem presenciado crescentes discussões acerca de inovações quanto ao trabalho pedagógico na sala de aula como também na renovação dos métodos de ensino. Nesse cenário, o constante desenvolvimento desses elementos assume uma importância substancial na consolidação da aprendizagem dos alunos. A partir disso, muito se tem discutido sobre a aprendizagem escolar e quando se trata da aprendizagem na Matemática são constantes as pesquisas educacionais que com frequência abordam a questão da qualidade no processo metodológico de ensino nessa disciplina.
Nesse sentido, a pesquisa tem por base teórica autores como Carvalho (1994) que afirma que o ensino de Matemática requer a princípio uma desconstrução do mito dessa disciplina ser apresentada como um saber unicamente individual, vazio e acabado. Para Bitencourt (2010) tão necessária é a compreensão dessa ciência que contribui em diversas representações práticas do cotidiano social. Assim, segundo Pais (2006) o ensino da Matemática na escola deverá nortear a compreensão de uma aprendizagem interdisciplinar que condicione o aluno a interpretar conceitos e a utilizá-los na diversidade social que se encontra ao seu redor.
Assim, por se tratar a temática deste estudo uma questão metodológica e didática do professor o objetivo geral foi analisar as metodologias inovadoras praticadas no ensino da Matemática com base num estudo em escolas do município de Água Branca-PI.
Conforme isso, das concepções apontadas admite-se que este estudo apresenta um processo metodológico que se define por ser uma ação racional e sistemática de investigação reflexiva com a finalidade de levantar dados para propor uma discussão a respeito das metodologias inovadoras no ensino da Matemática, pois se trata de ser a pesquisa científica “um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.” (LAKATOS, 2003, p.155).