Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO PERÍODO DE ESCOLARIZAÇÃO: PRÁTICAS INDISCIPLINARES

Palavra-chaves: PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS, INDISCIPLINAR, CONTEXTUALIZAR Comunicação Oral (CO) GT9 – CURRÍCULO E PRÁTICAS ESCOLARES
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho aborda discussões desenvolvidas no projeto Práticas socioculturais no contexto escolar dos anos iniciais, com graduandos do curso de licenciatura integrada em educação em ciências, matemática e linguagens na Universidade Federal do Pará-UFPA. Buscamos ao longo deste trabalho romper com a ideia de disciplinar a realidade, propondo assim destituir as ideias disciplinares das práticas sociais. Com o objetivo de inserir as práticas socioculturais no currículo escolar de forma não disciplinar, pois a contextualidade tem sido desenvolvida na sala de aula como um simples pré-texto para se ensinar conteúdos escolares. A presente pesquisa busca contribuir com a ruptura de um ensino disciplinarizante, adotando uma perspectiva indisciplinar com foco na problematização de práticas socioculturais.

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