Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LITERATURA INFANTIL E TEATRALIDADE LÚDICA NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, TEATRALIDADES LÚDICAS, LEI 10.639/2003 Comunicação Oral (CO) GT 25 – ARTE/EDUCAÇÃO (ARTES VISUAIS, DANÇA, MÚSICA E TEATRO)
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Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho é fruto do Projeto de Extensão LITERATURA INFANTIL AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA ESCOLA: TEATRALIDADES LÚDICAS, desenvolvido junto às cidades do maciço de Baturité-Ce. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados conclusivos do Projeto de Extensão, que trata do tema da inclusão da literatura infantil africana e afro-brasileira no cotidiano escolar. A ferramenta metodológica, estética e conceitual da Teatralidade Lúdica, fomenta a aplicabilidade da lei 10.639/003 que trata da inclusão da cultura e história africana e afro-brasileira no ensino básico. Nossa metodologia assume uma perspectiva qualitativa mediante o contato direto e interativo entre alunos e professores das Escolas do Maciço de Baturité. Consideramos que os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, nossas ações no âmbito escolar, segundo depoimento de professores das Escolas participantes do Projeto de Extensão, propiciaram um maior conhecimento e apropriação de práticas metodológicas e didáticas que possibilitaram uma real efetivação no espaço escolar da Lei 10.639/03.

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