RESUMO
O texto evidencia implicações presentes na gestão escolar a partir da avaliação do ensino articulada à avaliação institucional, no cotidiano de uma escola estadual em Abaetetuba/PA, reveladas a partir de pesquisa empírica e documental. Objetiva interpretar as diferentes concepções que emanam da avaliação realizada por meio do Conselho de Classe sob a coordenação da equipe de gestão, bem como refletir e analisar, a partir da materialidade da ação, as diferentes intermediações que imprimem à dinâmica da prática escolar. Atualiza o debate já empreendido sobre a mesma instituição há 5 (cinco) anos passados problematizando o instrumento como mecanismo de gestão democrática. As evidências apontam a predominância de desafios revelados no estudo anterior para efetivar a atividade enquanto processo para todos os sujeitos da ação escolar, subjacentes à presença de tendências autoritárias do coletivo educacional que inviabilizam uma educação em perspectiva da emancipação humana.
Palavras-chave: Gestão. Avaliação. Colegiado. Prática escolar.