Esse estudo discute a formação docente abordando a complexidade da profissionalização na construção de saberes. O objetivo da pesquisa é investigar a formação docente e os saberes da profissão que promovem a profissionalização. A metodologia inclui-se na abordagem qualitativa da pesquisa narrativa; como produção dos dados utiliza-se o memorial de formação. Os sujeitos interlocutores são professoras experientes de uma escola pública de Teresina. A base epistêmica conta com os aportes de autores como: NÓVOA (1992); BRITO(2006, 2007); CONTRERAS(2002); BRZEZINSKI (2002); ROMANOWSKI (2007); entre outros. A pesquisa revela que o processo de profissionalização docente se caracteriza como um processo não linear, implica autonomia e mobilização político/social/institucional de uma categoria profissional. Revela ainda, que os processos formativos da profissionalização da docência exige compromissos, investimentos e mobilização de saberes que atendam e superem, demandas, desafios e exigências na luta por melhores condições de trabalho, reconhecimento social e valorização profissional.