Esta pesquisa objetiva refletir sobre experiências vivenciadas no estágio do curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos/UFMA – São Bernardo-MA, no I. E. Cônego Nestor de Carvalho Cunha. Acreditamos que o estágio é uma fase importante do desenvolvimento acadêmico, porque contribui na formação do aluno, oportunizando vivências associadas aos conteúdos curriculares, que poderão ajudá-lo na aquisição de conhecimentos e atitudes relacionadas com a profissão. A partir das observações do trabalho docente, vimos a necessidade de pensar a formação de professores e sua prática pedagógica. A metodologia que utilizamos foi a pesquisa qualitativa pela observação da prática docente de quatro professores de português. Teoricamente, contamos com as contribuições de Carvalho (1985), Lima (2008), Pimenta (2004) e Zabala (1998), dentre outros. Concluímos que o estágio supervisionado remete-nos à compreensão de desafios que podemos enfrentar na formação docente, pela relação entre a escola e a universidade por ocasião da realização do estágio supervisionado.