Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

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ESCOLA PÚBLICA X UNIVERSIDADE: AÇÕES AFIRMATIVAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA ESTUDANTIL

Palavra-chaves: UNIVERSIDDE, PERMANÊNCIA, ACESSO Comunicação Oral (CO) GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

O presente texto apresenta algumas considerações sobre como se efetiva o processo de acesso e de permanência dos estudantes na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O referido estudo é resultado do projeto de extensão Educação e Cidadania: jovens da escola pública e suas possibilidades e limites para ingressarem na universidade, projeto este, proveniente da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UECE), tendo como objetivo descrever algumas ações afirmativas de acesso e permanência dos estudantes recém-chegados na universidade. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental, com consulta em sites da instituição para enfatizar as informações apresentadas. A partir desse estudo, observamos que essas ações na universidade garantem que os estudantes consigam manter suas despesas dentro da universidade e consigam concluir seus cursos, motivando mais alunos para que também consigam o sonho de estudar em uma universidade pública.

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