Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL Comunicação Oral (CO) GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25633
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O crescente número de instituições de ensino superior privadas no município de Imperatriz (MA) desperta o interesse em conhecer a sua participação no desenvolvimento da Região. Por esse motivo este estudo descreve o ensino superior privado e as políticas educacionais de acesso, dentre elas PROUNI e FIES. A pesquisa mostra que as instituições adotam políticas internas, como convênios e vínculos de encaminhamento a estágios remunerados nos municípios atendidos pelas IES, e promovem políticas de acesso como FIES e principalmente PROUNI. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da aplicação de questionários semiestruturados para discentes e gestores dos cursos. Sobre as políticas de acesso ao Ensino superior as IES, proporcionam políticas de acesso, tais como Sistema de Cotas, Concursos de Bolsa, Programas Educa Mais Brasil, acesso facilitado pelo ENEM, bem como ProUni e FIES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID342_26092016103226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLAUDIA LIMA SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLAUDIA"
    "autor_email" => "mariaclaudia-lima@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25633
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 742
    "inscrito_id" => 342
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O crescente número de instituições de ensino superior privadas no município de Imperatriz (MA) desperta o interesse em conhecer a sua participação no desenvolvimento da Região. Por esse motivo este estudo descreve o ensino superior privado e as políticas educacionais de acesso, dentre elas PROUNI e FIES. A pesquisa mostra que as instituições adotam políticas internas, como convênios e vínculos de encaminhamento a estágios remunerados nos municípios atendidos pelas IES, e promovem políticas de acesso como FIES e principalmente PROUNI. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da aplicação de questionários semiestruturados para discentes e gestores dos cursos. Sobre as políticas de acesso ao Ensino superior as IES, proporcionam políticas de acesso, tais como Sistema de Cotas, Concursos de Bolsa, Programas Educa Mais Brasil, acesso facilitado pelo ENEM, bem como ProUni e FIES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10 – POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS"
    "palavra_chave" => "ENSINO SUPERIOR, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DESENVOLVIMENTO REGIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA10_ID342_26092016103226.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLAUDIA LIMA SOUSA DIAS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CLAUDIA"
    "autor_email" => "mariaclaudia-lima@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ - SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O crescente número de instituições de ensino superior privadas no município de Imperatriz (MA) desperta o interesse em conhecer a sua participação no desenvolvimento da Região. Por esse motivo este estudo descreve o ensino superior privado e as políticas educacionais de acesso, dentre elas PROUNI e FIES. A pesquisa mostra que as instituições adotam políticas internas, como convênios e vínculos de encaminhamento a estágios remunerados nos municípios atendidos pelas IES, e promovem políticas de acesso como FIES e principalmente PROUNI. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida a partir da aplicação de questionários semiestruturados para discentes e gestores dos cursos. Sobre as políticas de acesso ao Ensino superior as IES, proporcionam políticas de acesso, tais como Sistema de Cotas, Concursos de Bolsa, Programas Educa Mais Brasil, acesso facilitado pelo ENEM, bem como ProUni e FIES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.