Pretendeu-se nesse estudo compreender o processo histórico da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, para discutir práticas pedagógicas no ensino da Matemática. Questionou-se sobre: como se efetiva o ensino da Matemática no processo de evolução histórica da Educação Especial na Educação Inclusiva? Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, com abordagens de pesquisa bibliográfica e documental. Fundamentou-se em documentos da Secretaria de Educação Especial disponibilizados pelo MEC, estudos da Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Ceará – UFC, LDB nº9.394/96, Lei nº7.853/89, Lei nº5.692/71, Lei nº4.024/61 e Lei nº8.069/90. Destarte, a pesquisa revelou que, no processo evolutivo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, as práticas pedagógicas no ensino da Matemática necessitam de revisão teórico-metodológica, para atender às necessidades dos estudantes e tornar suas aprendizagens exitosas. Destaca-se que, essa pesquisa poderá contribuir para melhoria da prática docente no ensino da Matemática da Educação Inclusiva.