AS CONTRIBUIÇÕES DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA: O USO DA LENDA AMAZÔNICA MÃE-D'ÁGUA COM FANTOCHES E FLANELÓGRAFO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25027 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA: O USO DA LENDA AMAZÔNICA MÃE-D'ÁGUA COM FANTOCHES E FLANELÓGRAFO" "resumo" => """ RESUMO: No artigo abordamos a contribuição de uma estratégia didática para a aquisição da leitura e desenvolvimento da oralidade a partir de uma oficina de contação de história, realizada no segundo semestre de 2015, numa escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada as margens do rio Guamá em Belém do Pará, na costa da Ilha do Combú. Partindo do pressuposto teórico de que a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e vai além da decodificação e codificação das palavras. Objetivou-se desenvolver atividades que promovessem o desenvolvimento da leitura e da escrita pelos alunos, por meio do contato com a contação de histórias da lenda Mãe d’água, presentes na coleção Quatro Mitos Brasileiros, da autora Monica Stahel.\r\n \r\n Palavras Chaves: Contação de história. Estratégias de leitura. Anos iniciais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA., ESTRATÉGIAS DE LEITURA., ANOS INICIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID1111_07082016200811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA HELENA DE ASSIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "TAINARA HELENA" "autor_email" => "t_ainara@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25027 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 31 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DAS DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM SALA DE AULA PARA AQUISIÇÃO DA LEITURA: O USO DA LENDA AMAZÔNICA MÃE-D'ÁGUA COM FANTOCHES E FLANELÓGRAFO" "resumo" => """ RESUMO: No artigo abordamos a contribuição de uma estratégia didática para a aquisição da leitura e desenvolvimento da oralidade a partir de uma oficina de contação de história, realizada no segundo semestre de 2015, numa escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental, localizada as margens do rio Guamá em Belém do Pará, na costa da Ilha do Combú. Partindo do pressuposto teórico de que a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e vai além da decodificação e codificação das palavras. Objetivou-se desenvolver atividades que promovessem o desenvolvimento da leitura e da escrita pelos alunos, por meio do contato com a contação de histórias da lenda Mãe d’água, presentes na coleção Quatro Mitos Brasileiros, da autora Monica Stahel.\r\n \r\n Palavras Chaves: Contação de história. Estratégias de leitura. Anos iniciais. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "palavra_chave" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA., ESTRATÉGIAS DE LEITURA., ANOS INICIAIS." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA21_ID1111_07082016200811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA HELENA DE ASSIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "TAINARA HELENA" "autor_email" => "t_ainara@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }