SANTOS, Ely Carlos Silva. A história local no ensino da disciplina história. Anais VIII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/24875>. Acesso em: 23/12/2024 14:30
A história local atualmente vem sendo estudada como possibilidade de inovação no ensino da disciplina História para romper com a visão tradicional que prioriza o conhecimento positivista cristalizado ao longo da República no Brasil. Refletir o ensino da disciplina História a partir da história local enquanto possibilidade de construção da identidade ser histórico é o objetivo deste artigo. Na sua historiografia, o ensino de História na escola básica ainda é bastante complexo e constitui um desafio a ser encarado pelos profissionais que defendem a escolarização mais contextualizada com a realidade dos alunos. Com base na pesquisa bibliográfica, destaca-se que atualmente a história local tem levado a ressignificação do ensino de História, devido ao interesse de pesquisadores nos estudos das comunidades locais que priorizam as peculiaridades e especificidades regionais, contribuindo para que, o debate em torno da história ensinada, dê conta da pluralidade étnica e cultural na formação do Brasil atual.