DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25168 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 3148 "titulo" => "DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO" "resumo" => "Em particular no ensino da Química, percebe-se que os alunos muitas vezes não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pela disciplina. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar. O presente trabalho objetivou investigar quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Química em escolas da rede estadual na cidade de Grajaú - MA. A investigação se deu a partir de questionários aplicados em três escolas estaduais públicas, no total participaram 240 alunos das três séries do Ensino Médio. De acordo com os questionários aplicados pode-se perceber que no ensino de Química houve uma melhoria significativa, mas que precisa ser inovado cada vez mais visando uma educação de qualidade. Muitos alunos relataram que a falta de aulas práticas interferia na assimilação de diversos conteúdos da Química, desta forma faz-se necessário que o professor alie as aulas teóricas às aulas práticas de forma que o aluno consiga entender os assuntos trabalhados. Entretanto a maior dificuldade relatada pelos estudantes trata-se dos cálculos matemáticos que precisam ser utilizados nessa disciplina. Como os alunos já apresentam dificuldades na disciplina de Matemática acabam não conseguindo desenvolver-se bem durante o processo de ensino e aprendizagem da Química. Apesar de todas as dificuldades relatadas a grande maioria dos alunos afirmou gostar da disciplina de Química, esse fator é importante, pois facilita a prática do professor em sala de aula. De forma geral, cabe aos professores investir em novas metodologias e recursos didáticos alternativos, visando tornar o ensino de Química mais eficaz contribuindo para que os alunos assimilem melhor o conteúdo de forma participativa e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO, ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES NO APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID3148_30092016185759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA JORGE PIRES " "autor_nome_curto" => "CAMILA PIRES " "autor_email" => "cjorge614@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25168 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 1194 "inscrito_id" => 3148 "titulo" => "DIFICULDADES RELATADAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO DE CASO DE ESCOLAS ESTADUAIS EM GRAJAÚ, MARANHÃO" "resumo" => "Em particular no ensino da Química, percebe-se que os alunos muitas vezes não conseguem aprender, não são capazes de associar o conteúdo estudado com seu cotidiano, tornando-se desinteressados pela disciplina. Isto indica que este ensino está sendo feito de forma descontextualizada e não interdisciplinar. O presente trabalho objetivou investigar quais são as dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da Química em escolas da rede estadual na cidade de Grajaú - MA. A investigação se deu a partir de questionários aplicados em três escolas estaduais públicas, no total participaram 240 alunos das três séries do Ensino Médio. De acordo com os questionários aplicados pode-se perceber que no ensino de Química houve uma melhoria significativa, mas que precisa ser inovado cada vez mais visando uma educação de qualidade. Muitos alunos relataram que a falta de aulas práticas interferia na assimilação de diversos conteúdos da Química, desta forma faz-se necessário que o professor alie as aulas teóricas às aulas práticas de forma que o aluno consiga entender os assuntos trabalhados. Entretanto a maior dificuldade relatada pelos estudantes trata-se dos cálculos matemáticos que precisam ser utilizados nessa disciplina. Como os alunos já apresentam dificuldades na disciplina de Matemática acabam não conseguindo desenvolver-se bem durante o processo de ensino e aprendizagem da Química. Apesar de todas as dificuldades relatadas a grande maioria dos alunos afirmou gostar da disciplina de Química, esse fator é importante, pois facilita a prática do professor em sala de aula. De forma geral, cabe aos professores investir em novas metodologias e recursos didáticos alternativos, visando tornar o ensino de Química mais eficaz contribuindo para que os alunos assimilem melhor o conteúdo de forma participativa e significativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS" "palavra_chave" => "ENSINO PÚBLICO, ENSINO DE QUÍMICA, DIFICULDADES NO APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA18_ID3148_30092016185759.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA JORGE PIRES " "autor_nome_curto" => "CAMILA PIRES " "autor_email" => "cjorge614@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }