Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SITUAÇÃO-PROBLEMA, REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, CONVERSÃO DE REPRESENTAÇÃO FIGURAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25059
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Apresentamos neste artigo um recorte de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Luís, com o objetivo de verificar a evolução das representações gráficas construídas pelo estudante a partir de uma situação-problema. Participaram da investigação 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Na situação - problema se requeria do estudante, inicialmente, desenhar figuras geométricas, escolher uma figura dentre elas e realizar a conversão a partir dessa representação figural, construindo uma subfigura, e depois dar um tratamento numérico a essa subfigura. Os resultados apontaram uma boa evolução na capacidade dos alunos de interpretarem e trabalharem com representações gráficas, constatado pelas diferentes estratégias de resolução apresentada para a mesma representação geométrica, isso nos leva a concluir que atividades matemáticas baseadas em representações geométricas desempenham um papel importante nos processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "SITUAÇÃO-PROBLEMA, REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, CONVERSÃO DE REPRESENTAÇÃO FIGURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID822_24082016131145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO LUNA NERES"
    "autor_nome_curto" => "LUNA"
    "autor_email" => "raimundolunaneres@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNICEUMA E UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25059
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 65
    "inscrito_id" => 822
    "titulo" => "AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Apresentamos neste artigo um recorte de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Luís, com o objetivo de verificar a evolução das representações gráficas construídas pelo estudante a partir de uma situação-problema. Participaram da investigação 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Na situação - problema se requeria do estudante, inicialmente, desenhar figuras geométricas, escolher uma figura dentre elas e realizar a conversão a partir dessa representação figural, construindo uma subfigura, e depois dar um tratamento numérico a essa subfigura. Os resultados apontaram uma boa evolução na capacidade dos alunos de interpretarem e trabalharem com representações gráficas, constatado pelas diferentes estratégias de resolução apresentada para a mesma representação geométrica, isso nos leva a concluir que atividades matemáticas baseadas em representações geométricas desempenham um papel importante nos processos de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "SITUAÇÃO-PROBLEMA, REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, CONVERSÃO DE REPRESENTAÇÃO FIGURAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA16_ID822_24082016131145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO LUNA NERES"
    "autor_nome_curto" => "LUNA"
    "autor_email" => "raimundolunaneres@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNICEUMA E UFMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Luís, com o objetivo de verificar a evolução das representações gráficas construídas pelo estudante a partir de uma situação-problema. Participaram da investigação 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Na situação - problema se requeria do estudante, inicialmente, desenhar figuras geométricas, escolher uma figura dentre elas e realizar a conversão a partir dessa representação figural, construindo uma subfigura, e depois dar um tratamento numérico a essa subfigura. Os resultados apontaram uma boa evolução na capacidade dos alunos de interpretarem e trabalharem com representações gráficas, constatado pelas diferentes estratégias de resolução apresentada para a mesma representação geométrica, isso nos leva a concluir que atividades matemáticas baseadas em representações geométricas desempenham um papel importante nos processos de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.