Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 258
AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS USANDO LÁPIS E PAPEL NA COMPREENSÃO DE GEOMETRIA: INVESTIGAÇÃO COM ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SITUAÇÃO-PROBLEMA, REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA, CONVERSÃO DE REPRESENTAÇÃO FIGURAL Comunicação Oral (CO) GT 16 – ENSINO DE MATEMÁTICA Publicado em 09 de novembro de 2016

Resumo

Apresentamos neste artigo um recorte de uma investigação realizada com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Luís, com o objetivo de verificar a evolução das representações gráficas construídas pelo estudante a partir de uma situação-problema. Participaram da investigação 30 alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Na situação - problema se requeria do estudante, inicialmente, desenhar figuras geométricas, escolher uma figura dentre elas e realizar a conversão a partir dessa representação figural, construindo uma subfigura, e depois dar um tratamento numérico a essa subfigura. Os resultados apontaram uma boa evolução na capacidade dos alunos de interpretarem e trabalharem com representações gráficas, constatado pelas diferentes estratégias de resolução apresentada para a mesma representação geométrica, isso nos leva a concluir que atividades matemáticas baseadas em representações geométricas desempenham um papel importante nos processos de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.