As politicas de educacionais para a educação no campo têm sido repensadas a partir de elementos como: adequação aos espaços específicos, a valorização dos elementos oriundos das vivencias neste ambiente. A compreensão e valorização destes fatores que influenciam e diferenciam a educação no campo precisam ser analisados e valorizados de forma que esta possa ser implementada conforme as orientações contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação do Campo. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa foi realizado junto à Escola Municipal José Ribeiro dos Santos com o tendo a Escola Municipal José Ribeiro dos Santos, localizada no povoado Brejão, município de Araguaína – TO, como locus da pesquisa de campo, no qual buscamos compreender, como se dá a organização do ensino fundamental nesta escola, analisamos as propostas pedagógicas, as metodologias de ensino, o currículo e as políticas públicas aplicadas no ensino rural da comunidade, haja vista que o ensino desenvolvido no campo precisa ser revisto, e este dever ser coerente com o desenvolvimento do setor rural, levando em conta os aspectos rurais que permanecem, rompendo com a visão de que o campo é um espaço atrasado, de ignorância, sem cultura, sem vida, sem identidade. Assim, uma política de educação do campo requer o reconhecimento de que a cidade não é superior ao campo. Para a compreensão dos resultados nos embasamos em Molina (2004) e Brandão (2003), Moura (1986) dentre outros.