Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA

Palavra-chaves: CIÊNCIA., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DE CIÊNCIAS., CLUBE DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 24865
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1364
    "inscrito_id" => 4479
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA"
    "resumo" => "É uma análise acerca da experiência de estágio docente de seis professores de Ciências no processo de formação. Tal experiência foi vivida no âmbito do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratava-se de duas licenciandas em Biologia e quatro de Química. Eles atuavam em uma turma com alunos de 8° e 9° ano da educação básica, ministrando aulas voltadas à iniciação científica infanto-juvenil. São algumas destas aulas que serão focadas neste trabalho, são aulas em que eles demonstram dificuldades e relatam suas angustias sobre os fatos ocorridos. Para isto, adotaremos a pesquisa qualitativa para analisar as observações realizadas acerca de posturas e atitudes de tais licenciandos. Percebemos que os licenciandos vivenciaram situações ainda no processo de estágio que geralmente os professores vivenciam na prática de sala de aula e que em muitos momentos não sabem lidar, logo acabam propagando a Ciência fora do contexto social do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DE CIÊNCIAS., CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA18_ID4479_30092016223400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNE DAILLA"
    "autor_email" => "dayanne_dailla@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO  PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 24865
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1364
    "inscrito_id" => 4479
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUE ATUAM NO CLUBE DE CIÊNCIAS DA UFPA"
    "resumo" => "É uma análise acerca da experiência de estágio docente de seis professores de Ciências no processo de formação. Tal experiência foi vivida no âmbito do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratava-se de duas licenciandas em Biologia e quatro de Química. Eles atuavam em uma turma com alunos de 8° e 9° ano da educação básica, ministrando aulas voltadas à iniciação científica infanto-juvenil. São algumas destas aulas que serão focadas neste trabalho, são aulas em que eles demonstram dificuldades e relatam suas angustias sobre os fatos ocorridos. Para isto, adotaremos a pesquisa qualitativa para analisar as observações realizadas acerca de posturas e atitudes de tais licenciandos. Percebemos que os licenciandos vivenciaram situações ainda no processo de estágio que geralmente os professores vivenciam na prática de sala de aula e que em muitos momentos não sabem lidar, logo acabam propagando a Ciência fora do contexto social do aluno."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT18 - DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA., FORMAÇÃO DOCENTE., ENSINO DE CIÊNCIAS., CLUBE DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA18_ID4479_30092016223400.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:10"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:17"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNE DAILLA"
    "autor_email" => "dayanne_dailla@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO  PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

É uma análise acerca da experiência de estágio docente de seis professores de Ciências no processo de formação. Tal experiência foi vivida no âmbito do Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Tratava-se de duas licenciandas em Biologia e quatro de Química. Eles atuavam em uma turma com alunos de 8° e 9° ano da educação básica, ministrando aulas voltadas à iniciação científica infanto-juvenil. São algumas destas aulas que serão focadas neste trabalho, são aulas em que eles demonstram dificuldades e relatam suas angustias sobre os fatos ocorridos. Para isto, adotaremos a pesquisa qualitativa para analisar as observações realizadas acerca de posturas e atitudes de tais licenciandos. Percebemos que os licenciandos vivenciaram situações ainda no processo de estágio que geralmente os professores vivenciam na prática de sala de aula e que em muitos momentos não sabem lidar, logo acabam propagando a Ciência fora do contexto social do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.