Artigo Anais VIII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO: A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS.

Palavra-chaves: LITERATURA, CONTO, LEITURA, ENSINO Pôster (PO) GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25147
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 4270
    "titulo" => "DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO:  A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS."
    "resumo" => "O gênero literário “conto” caracteriza-se por ser uma narrativa breve que prende o leitor em seu enredo, despertando o imaginário e a criticidade. No âmbito escolar contemporâneo, a brevidade do conto dá espaço ao incentivo à leitura. Assim sendo, o presente trabalho propõe discutir o trabalho com o gênero conto através das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN) com o projeto "De conto em conto se ganha um ponto: a narrativa do dia a dia nos impressos literários". Para embasar nossa discussão, temos como aporte teórico, os estudos de Cortázar (2006) que dissertam acerca do gênero em questão, Cândido (2006) em uma relação entre literatura e sala aula direcionada pelas orientações do PCN+ (2002). Frente a isto, esperamos que as presentes considerações possam contribuir de maneira relevante para o ensino e aprendizagem da literatura em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTO, LEITURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA21_ID4270_30092016205238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiaxdpereira@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25147
    "edicao_id" => 52
    "trabalho_id" => 1266
    "inscrito_id" => 4270
    "titulo" => "DE CONTO EM CONTO SE GANHA UM PONTO:  A NARRATIVA DO DIA A DIA NOS IMPRESSOS LITERÁRIOS."
    "resumo" => "O gênero literário “conto” caracteriza-se por ser uma narrativa breve que prende o leitor em seu enredo, despertando o imaginário e a criticidade. No âmbito escolar contemporâneo, a brevidade do conto dá espaço ao incentivo à leitura. Assim sendo, o presente trabalho propõe discutir o trabalho com o gênero conto através das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN) com o projeto "De conto em conto se ganha um ponto: a narrativa do dia a dia nos impressos literários". Para embasar nossa discussão, temos como aporte teórico, os estudos de Cortázar (2006) que dissertam acerca do gênero em questão, Cândido (2006) em uma relação entre literatura e sala aula direcionada pelas orientações do PCN+ (2002). Frente a isto, esperamos que as presentes considerações possam contribuir de maneira relevante para o ensino e aprendizagem da literatura em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 – ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, CONTO, LEITURA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD4_SA21_ID4270_30092016205238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ANDRÉIA PEREIRA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉIA"
    "autor_email" => "andreiaxdpereira@hotmail."
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED"
    "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016"
    "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png"
    "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2016

Resumo

O gênero literário “conto” caracteriza-se por ser uma narrativa breve que prende o leitor em seu enredo, despertando o imaginário e a criticidade. No âmbito escolar contemporâneo, a brevidade do conto dá espaço ao incentivo à leitura. Assim sendo, o presente trabalho propõe discutir o trabalho com o gênero conto através das ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAMEAM/UERN) com o projeto "De conto em conto se ganha um ponto: a narrativa do dia a dia nos impressos literários". Para embasar nossa discussão, temos como aporte teórico, os estudos de Cortázar (2006) que dissertam acerca do gênero em questão, Cândido (2006) em uma relação entre literatura e sala aula direcionada pelas orientações do PCN+ (2002). Frente a isto, esperamos que as presentes considerações possam contribuir de maneira relevante para o ensino e aprendizagem da literatura em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.