O ensaio apresenta achados de investigação, acerca da integração ensino e pesquisa no âmbito da docência universitária, nos cursos de licenciatura em Física e Matemática. Tendo como lócus de investigação a Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi, destaca a finalidade de contribuir para a reflexão em torno da prática de professores da Educação Superior que não mantêm relação com a pesquisa. O estudo apoiou-se na abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados recorremos a informações disponibilizadas pelas coordenações dos cursos, aplicação de questionários e confirmação dos dados pelo Currículo Lattes na Plataforma do CNPq. A investigação tem como sujeitos docentes universitários do curso de Física e Matemática que não desenvolvem atividades de pesquisa. A análise evidenciou disparidade na atuação em pesquisa nesses dois cursos, mesmo entre professores que têm incentivo institucional para exercer a atividade de pesquisa, no caso dos efetivos e, entre aqueles com alto nível de titulação (mestres e doutores). Por que isso acontece? O que leva profissionais “aptos” a pesquisa não atuarem nessa atividade no âmbito de suas funções docentes na universidade? Como esse afastamento incide na sua prática de ensino? Esta preocupação está no centro do estudo ora apresentado, ainda em andamento. Parte-se do pressuposto de que aprender exige reflexividade, curiosidade, capacidade de crítica e de produção própria, configurando-se a pesquisa como elemento essencial no processo de formação profissional na Educação Superior.