Este trabalho emerge durante o Estágio Supervisionado I, disciplina curricular do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – FE/UERN. Resultando das primeiras experiências como educadora na Educação Infantil. Tem como objetivo articular a teoria adquirida durante os estudos realizados nas disciplinas direcionadas a esse nível de ensino e a prática do ensino, a partir da observação da atuação pedagógica da professora. Construindo assim, uma melhor vivência do que é ensinar e como se dar a aprendizagem no seio escolar. Assim traremos a sistematização da experiência, possibilitando, o resgate desta como uma forma de reavaliar a práxis vivenciada e contribuir com a formação continuada. O desenvolvimento deste foi através da pesquisa empírica, em uma Unidade de Educação Infantil, localizada na cidade de Mossoró/RN. Buscamos embasamento teórico para análise das observações em ANDRADE (2005); BRASIL (1998); LIBÂNEO (2002); PIMENTA (2004); e VASCONCELLOS (1995). Constatamos que sem um planejamento das ações educativas, não seria possível a transposição didática do conhecimento. Ainda ressaltamos que é na vivencia escolar que se cria condições para a produção do conhecimento, e é através desse meio onde o aluno universitário pode dialogar com as teorias estudadas no seu Curso e produzir o conhecimento de sua práxis. Portanto percebemos que não há uma formação efetiva sem um campo onde o educador possa ter experiência, sendo guiado e orientado tanto pelo professor universitário como também vivenciado a prática de um profissional atuante.