Este estudo intitulado: Atuação mediadora do coordenador pedagógico em processos formativos continuados de professores no interior da escola: implicações ao trabalho docente, realizado por ocasião do Mestrado em Educação (PPGED/UEPA), teve como cenário escolas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano do município de Marabá-Pa e, investigou possibilidades e efeitos da formação continuada de professores centrada na escola mediada pelo coordenador pedagógico. A discussão teórica enfoca uma interlocução com as produções dos autores que compõem o quadro de referência, no qual foram privilegiados estudos que têm acumulado importantes e conceituadas produções no campo pesquisado, como Imbernón (2007, 2010), Nóvoa (1988, 2006), Formosinho e Machado (2009), Canário (2001), Candau (1998), Placco e Almeida (2010, 2011), Christov (2008), Nunes (2008), entre outros. A abordagem teórico metodológica adotada neste estudo é a crítico-dialética (GAMBOA, 2012, 2001) e, centra-se no enfoque qualitativo da pesquisa em educação (LUDKE e ANDRÉ, 2012; BOGDAN e BIKLEN,1994). Para a coleta e produção dos dados/informações optou-se pela triangulação metodológica, ao incluir a observação direta, grupo focal e entrevista semiestruturada. O foco da observação compreende o conjunto das atividades formativas realizadas nas escolas. As entrevistas têm como sujeitos os coordenadores pedagógicos e o grupo focal os professores. Os dados produzidos foram organizados em instrumentos planejados para este fim, o que assegurou maior possibilidade de análise e interpretação ancorada no enfoque priorizado. Os resultados apontam estreita relação entre a formação continuada centrada na escola e o fazer pedagógico docente em sala de aula.