ATUAÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM PROCESSOS FORMATIVOS CONTINUADOS DE PROFESSORES NO INTERIOR DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES AO TRABALHO DOCENTE
"2016-11-08 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 25069 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 2923 "titulo" => "ATUAÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM PROCESSOS FORMATIVOS CONTINUADOS DE PROFESSORES NO INTERIOR DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES AO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo intitulado: Atuação mediadora do coordenador pedagógico em processos formativos continuados de professores no interior da escola: implicações ao trabalho docente, realizado por ocasião do Mestrado em Educação (PPGED/UEPA), teve como cenário escolas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano do município de Marabá-Pa e, investigou possibilidades e efeitos da formação continuada de professores centrada na escola mediada pelo coordenador pedagógico. A discussão teórica enfoca uma interlocução com as produções dos autores que compõem o quadro de referência, no qual foram privilegiados estudos que têm acumulado importantes e conceituadas produções no campo pesquisado, como Imbernón (2007, 2010), Nóvoa (1988, 2006), Formosinho e Machado (2009), Canário (2001), Candau (1998), Placco e Almeida (2010, 2011), Christov (2008), Nunes (2008), entre outros. A abordagem teórico metodológica adotada neste estudo é a crítico-dialética (GAMBOA, 2012, 2001) e, centra-se no enfoque qualitativo da pesquisa em educação (LUDKE e ANDRÉ, 2012; BOGDAN e BIKLEN,1994). Para a coleta e produção dos dados/informações optou-se pela triangulação metodológica, ao incluir a observação direta, grupo focal e entrevista semiestruturada. O foco da observação compreende o conjunto das atividades formativas realizadas nas escolas. As entrevistas têm como sujeitos os coordenadores pedagógicos e o grupo focal os professores. Os dados produzidos foram organizados em instrumentos planejados para este fim, o que assegurou maior possibilidade de análise e interpretação ancorada no enfoque priorizado. Os resultados apontam estreita relação entre a formação continuada centrada na escola e o fazer pedagógico docente em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID2923_09092016152028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉIVA RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÉIVA" "autor_email" => "leivasousa@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 25069 "edicao_id" => 52 "trabalho_id" => 469 "inscrito_id" => 2923 "titulo" => "ATUAÇÃO MEDIADORA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM PROCESSOS FORMATIVOS CONTINUADOS DE PROFESSORES NO INTERIOR DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES AO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Este estudo intitulado: Atuação mediadora do coordenador pedagógico em processos formativos continuados de professores no interior da escola: implicações ao trabalho docente, realizado por ocasião do Mestrado em Educação (PPGED/UEPA), teve como cenário escolas do ensino fundamental do 1º ao 5º ano do município de Marabá-Pa e, investigou possibilidades e efeitos da formação continuada de professores centrada na escola mediada pelo coordenador pedagógico. A discussão teórica enfoca uma interlocução com as produções dos autores que compõem o quadro de referência, no qual foram privilegiados estudos que têm acumulado importantes e conceituadas produções no campo pesquisado, como Imbernón (2007, 2010), Nóvoa (1988, 2006), Formosinho e Machado (2009), Canário (2001), Candau (1998), Placco e Almeida (2010, 2011), Christov (2008), Nunes (2008), entre outros. A abordagem teórico metodológica adotada neste estudo é a crítico-dialética (GAMBOA, 2012, 2001) e, centra-se no enfoque qualitativo da pesquisa em educação (LUDKE e ANDRÉ, 2012; BOGDAN e BIKLEN,1994). Para a coleta e produção dos dados/informações optou-se pela triangulação metodológica, ao incluir a observação direta, grupo focal e entrevista semiestruturada. O foco da observação compreende o conjunto das atividades formativas realizadas nas escolas. As entrevistas têm como sujeitos os coordenadores pedagógicos e o grupo focal os professores. Os dados produzidos foram organizados em instrumentos planejados para este fim, o que assegurou maior possibilidade de análise e interpretação ancorada no enfoque priorizado. Os resultados apontam estreita relação entre a formação continuada centrada na escola e o fazer pedagógico docente em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 32 – FORMAÇÃO, PROFISSIONALIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, ESCOLA COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV057_MD1_SA32_ID2923_09092016152028.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:11" "updated_at" => "2020-06-10 12:47:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LÉIVA RODRIGUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "LÉIVA" "autor_email" => "leivasousa@uol.com.br" "autor_ies" => "UEPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VIII FIPED" "edicao_evento" => "VIII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2016" "edicao_logo" => "5e488d75d4c39_15022020213149.png" "edicao_capa" => "5f186e058f295_22072020134909.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-08 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }