A brincadeira é uma ação intrínseca à vida infantil, por isso, pode ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional das crianças. Assim, a ludicidade é uma necessidade humana, que pode ser também utilizada como uma ferramenta de auxílio no processo de interação da criança com os demais sujeitos e com o mundo físico, social e emocional, no desenvolvimento da primeira infância e da pessoa como um todo. Diante disto, pode-se dizer que o lúdico é uma representação da natureza humana e de seu meio sociocultural. Atualmente, o tema ludicidade vem ganhando grande ênfase devido a sua abrangência e seu atrelamento com os processos de ensino aprendizagem e com o meio social do indivíduo. A ludicidade vem se tornando uma grande aliada de professores em seu trabalho pedagógico, pois pesquisas recentes mostram o uso do lúdico como uma ferramenta pedagógica, e muitos professores usam o discurso de que a ludicidade é importante para o desenvolvimento cognitivo do sujeito tendo um olhar reducionista visando apenas à aprendizagem. Através do brincar a criança descobre o próprio corpo e como pode expressar-se por meio dele. Consideramos assim o lúdico, os jogos e brincadeiras como uma possibilidade de a criança expressar suas emoções, a forma como ela compreende o mundo, como um instrumento de construção de conhecimento. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar as principais ideias sobre a infância, como elas se desenvolveram ao longo do tempo e, analisar algumas características da atividade lúdica e sua importância no desenvolvimento da primeira infância.